Faz Bem, Saúdavel
Leave a comment

Rabanete é muito mais do que parece

Os pequenos rabanetes com a sua polpa branca, casca (geralmente) vermelha e o seu sabor suavemente apimentado, encontram-se quase “esquecidos” no meio dos outros vegetais, reis e senhores das saladas portuguesas, como é o caso da alface, do tomate ou da cenoura. No entanto, chegou a altura de saírem do esquecimento e ocuparem o seu devido lugar!

Tal como os brócolos, a couve-flor ou as couves-de-bruxelas, os rabanetes são da família dos vegetais crucíferos que têm como principal característica a sua riqueza em glucosinolatos, um grupo de fitoquímicos com propriedades anticancerígenas.

A cor vermelha da casca, que tão bem os identifica, deve-se à presença de uns pigmentos da família dos flavonóides, as antocianinas, que não têm apenas a função de os tornar mais bonitos. Estes compostos funcionam como antioxidantes possuindo propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e estando positivamente relacionados com a diminuição da ocorrência de doenças cardiovasculares.

Os rabanetes são ricos em fibra, o que contribui para um normal funcionamento do intestino; têm baixo índice glicémico, o que ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue estáveis; além de serem um vegetal pouco calórico, têm apenas 13 kcal por 100g.

Também se encontra presente nos rabanetes vitamina C, fósforo, zinco e algumas vitaminas do complexo B, que a par da riqueza em água, fazem deste vegetal uma mais valia para manter o aspecto saudável da pele. O papel da vitamina C não se limita apenas ao referido mas também engloba propriedades anticancerígenas e de melhoramento do sistema imunitário. Com apenas 100g de rabanetes conseguimos obter 25% da ingestão diária recomendada para esta vitamina.

Os rabanetes são um diurético natural, pois aumentam a produção de urina, ajudando na eliminação de toxinas acumuladas e na prevenção de infecções do sistema urinário. Contribuem para o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, regulando a produção de bile e bilirrubina.

Se ainda não fazem parte da sua alimentação habitual está na hora de os começar a incluir, a sua saúde irá agradecer-lhe!!!

Sabia que…

O nome científico de rabanete é Raphanus sativus.
A palavra “raphanus” tem origem Grega e significa de “aparecimento rápido” uma vez que os rabanetes são dos legumes que mais rápido crescem, quando plantados a partir da semente.

Há diversas variedades de rabanetes, que diferem na época de plantação, no tamanho, na forma e na cor. Podem ter casca de cor vermelha, branca ou mesclada (mas polpa sempre branca); e a forma esférica ou alongada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *