Faz Bem, Fruta, Saúdavel
comments 2

O que esconde a Laranja Sanguínea?

Primeiro vamos esclarecer um dúvida, que com toda a certeza já está a deambular pelo seu pensamento: laranja sanguínea não é o mesmo que toranja!

A laranja sanguínea resulta da mutação de uma laranjeira, tendo por nome Citrus sinensis, enquanto que a toranja é um citrino híbrido que resulta do cruzamento do pomelo com a laranja, com nome de Citrus paradisi.

A origem da laranja sanguínea é incerta mas sabe-se que ela tem vindo a ser cultivada na Sicília, desde a Idade Média. As condições climatéricas do mediterrâneo durante o Outono e o Inverno, com as noites frias, são as ideais para se desenvolver a cor tão distinta da polpa.

Existem três tipos de laranja sanguínea: a Moro, Tarocco e Sanguinello. Distinguem-se pela intensidade do tom vermelho sangue que apresentam no seu interior e pela doçura. Esta cor deve-se à presença de um pigmento flavonóide, as antocianinas, com propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e de protecção cardiovascular.

Como um citrino que se preze, a laranja sanguínea é uma óptima fonte de vitamina C. Esta vitamina tem diversas funções no organismo como protecção antioxidante, ajudar na absorção do ferro dos alimentos, síntese de algumas hormonas e ajudar na protecção contra infecções.

O conteúdo em fibra também é bastante elevado, ajudando na regulação do trânsito intestinal, evitando a obstipação; no controlo de peso, uma vez que aumenta a sensação de saciedade; na manutenção dos níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos, dentro dos valores recomendados; e no controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue). Comer uma laranja média fornece cerca de 28% do teor diário de fibra recomendado.

A laranja sanguínea também é uma boa fonte de vitamina A, tiamina, potássio, folato e cálcio.

Se encontrar este tipo de laranja experimente… torne a sua alimentação mais colorida, não se limitando à laranja mais usual. Mesmo semelhantes, existem diferenças e a sua saúde irá agradecer!!

Sabia que…
Os três tipos de laranja sanguínea são o principal tipo de laranjas que se cultiva em Itália.
A variedade Tarocco tem o maior conteúdo em vitamina C do qualquer outro tipo de laranja do mundo.

2 Comments

  1. César says

    O problema é mesmo onde encontrar este tipo de laranja à venda em Lisboa. Alguma indicação?!

    • Saliva says

      Olá César, nos mercados locais às vezes consegue encontrar. Nós compramos no Mercado da Ribeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *