A qualquer hora, Faz Bem, Saúdavel
Leave a comment

Castanhas

Eis que chega a tão aguardada semana de S. Martinho! E tal com diz o provérbio popular… “No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho”! O que queremos mesmo é falar-lhe de castanhas. Um alimento muito apreciado nos meses frios que aí vêm… Ou não fossem bastante reconfortantes e muito saborosas. Assadas, cozidas, piladas ou cruas… Vale tudo! Só não vale deixá-las de fora!

Ainda que calórica, a castanha é um alimento saudável por diversos motivos… É rico em hidratos de carbono e água e tem muitas propriedades nutritivas. Contêm uma quantidade desejável de vitamina C, E, B6 e B9 e de fósforo, ferro, potássio e magnésio. Sabemos que a digestão da castanha pode ser difícil… Mas tudo o resto compensa! Quando comparada ao caju, à noz e às amêndoas, a castanha é um fruto pobre em gordura… Isso significa que podemos devorar muitas de seguida?! Não… Como em tudo na vida, tem de haver moderação! Certo?!

Há uma enorme tendência para guardar as castanhas num saco de plástico transparente, mas este hábito deve ser alterado… Um dos indicadores de que as castanhas são boas é a sua pele lisa e brilhante e ainda a sua firmeza ao tacto. No interior de um saco de plástico ganham bolor facilmente e ficam estragadas. Use e abuse das castanhas para confeccionar receitas deliciosas… E fique atento! Esta semana promete ser dedicada a este fruto… Queremos festejar o S. Martinho consigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *