Comer Fora, Dia dos Namorados, Dias Comemorativos, Grande Lisboa, Hoteis, Hotéis com Restaurante, Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

A Fábrica de Santiago

Santiago de Alfama – Boutique Hotel, um pequeno paraíso na Rua de Santiago em Alfama, preserva a história encastrada em elegantes curvas do edifício, num traçado original reavaliado em riquíssimas descobertas arqueológicas durante a prolongada construção. Colunas medievais e uma escadaria Românica, numa carismática parceria entre o moderno e o clássico, fazem-se enquadrar numa decoração elegante, reflexo de passagens culturalmente enriquecedoras, viagens e descobertas da visionária fundadora deste bonito projecto, Heleen Uitenbroek.

Antigo palácio dos Castros do séc. XV, residência da Rainha D. Leonor, seria posteriormente ocupado por uma antiga fábrica de confecção de camisas masculinas que fez jus ao nome do restaurante, “Fábrica de Santiago”. Um espaço amplo que recebe à entrada uma esplanada e um café de rua num estilo elegantemente bairrista, com intenso aroma a café e uma montra visualmente cuidada e apetitosa. No interior um requintado Bar que nos transporta ao clássico Pub Inglês, faz-se prolongar a um luminoso e confortável átrio. Segue-se a sala principal num efusivo requinte ecléctico onde os 60 lugares reservados e intimistas, nos fazem envolver num conforto romântico e coerente.

É neste sedutor ambiente que a Fábrica de Santiago, juntamente com o Chef Carlos Robalo, resolveu criar uma ementa especialmente dedicada ao São Valentim. As escolhas ponderadas primam pela qualidade da matéria-prima adquirida directamente nos mercados vizinhos lisboetas. Cozinha de autor onde as influências tradicionalmente portuguesas se misturam subtilmente com aromas e experiências de outras paragens.

O menu é uma original viagem de sabores, uma emocionante fusão proposta pelo Chef. Preparados para um verdadeiro pas-de-deux?
À chegada um colorido aperitivo abre caminho para a estimulante e requintada entrada, “um trio de delícias, para comer da esquerda para a direita”, em três antípodas texturas num prolongado suspiro que aguarda por mais. O estímulo que se segue foi apelidado de “corar ao primeiro encontro” onde suspendemos emoções e partilhamos conclusões convergentes. É no lançamento da “seta do cupido” que integramos os sabores orientais e mediterrâneos num lançamento gerador da unidade no amor. Um aconchegante desfecho do último acto “o final – partilhar ou não partilhar” em atmosfera doce que encerra este enlace único e inesquecível. Um final feliz numa rua de Alfama onde o fado nos chega em voz distante, num sussurro imaginário em exímia harmonia.

Facebook
Site

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *