Marcas, Queijo
Leave a comment

CARDU

CARDU não é apenas um simples queijo, é simultaneamente a afirmação de um produto nacional de qualidade e um projeto de responsabilidade social e ambiental. CARDU é a marca de queijo da Serra da Estrela com certificação DOP (Denominação de Origem Protegida), um queijo de pasta mole feito pelas mãos de duas queijeiras locais, com produção limitada e exclusiva.

O projeto CARDU surge através de uma parceria entre Pedro Messias do Club3 design, da TGTLThink Global Taste Local e do empreendedor Tim Vieira, que além de apoiar as duas pequenas produtoras locais, exportam e posicionam o Queijo da Serra em locais premium, com uma imagem atrativa e diferenciadora ao nível do packaging.

Na produção do queijo CARDU é utilizado exclusivamente o leite das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela, cujo número está a decrescer, situação que este projeto tenta reverter. Para isso, o CARDU associou-se ao Movimento “Salva as Ovelhas” que tem como objetivo aumentar o número de ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela. Entidades e empresas podem também salvar ovelhas comprando queijos aos produtores de queijo da Serra da Estrela com certificação DOP. O Movimento “Salva as Ovelhas” pretende preservar o que é mais genuíno na Serra da Estela: as ovelhas que produzem um leite de qualidade excecional e, consequentemente, a produção de queijo.

O CARDU tem uma apresentação cuidada e singular, imagem apelativa e embalagem sofisticada, com design específico para o mercado nacional e internacional, de modo a promover a excelência deste produto genuinamente português. Podemos encontrá-lo em lojas gourmet ou encomendar on-line (TGTL).

Com uma produção de 350 unidades por semana, CARDU deve o nome às flores “cardunculus” que são colhidas durante os meses de junho e julho, sendo depois usadas na coagulação do leite durante o outono e o inverno.

O queijo Serra da Estrela é o mais antigo de todos os queijos portugueses e uma iguaria de sabor inconfundível, fruto do toque humano, de produção artesanal numa derivação da natureza no seu estado puro.

O CARDU, tal como todos os queijos Serra da Estrela, deve estar em ambiente exterior um dia antes de ser consumido, para que a massa fique no ponto amanteigado e para que a casca ganhe a consistência certa. Deve ser comido à fatia: corta-se uma fatia umas horas antes de se degustar pois, tal como os vinhos, os queijos precisam de respirar e abrir para que o seu sabor esteja no expoente máximo!

Facebook

Projeto-Salva-as-Ovelhas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *