Comer Fora, Hoteis, Hotéis com Restaurante, Lousã, Restaurantes, Zona Centro
comments 2

Hotel Palácio da Lousã | Restaurante A Viscondessa

HotelPalacioLousa6

Aprendi a viajar no tempo. O cheiro a eucalipto, o sabor do queijo de cabra e o adocicado da água-mel, conseguem transportar-me para a minha infância num piscar de olhos. A minha Avó Idalina era Queijeira, o meu Avô José, Apicultor e patriarca da aldeia. A Ferraria de São João, uma Aldeia de Xisto na Serra da Lousã, foi o campo de férias nos meus primeiros verões e o lugar perfeito para brincar ao Macaquinho do Chinês. Hoje, estes lugares estão mais perto por causa da autoestrada, mesmo assim, o meu paladar conhece um atalho.

HotelPalacioLousa1

Com o tempo a serra cresceu. Para além dos eucaliptos, pinheiros-bravos e sobreiros centenários, agora aqui também se respira criatividade.
As boas recordações que guardo deste lugar, levaram-me em não hesitar aceitar o convite para redescobrir o que o torna tão especial.

O Hotel Palácio da Lousã, outrora o Palácio da Viscondessa do Espinhal, uma casa palaciana do século XVII, é um lugar onde apetece estar. Foi considerado património histórico de interesse e apesar de ser um edifício antigo, foi todo remodelado e não perdeu o seu encanto. O bom gosto e o conforto são reis em todo o hotel, onde grandes salas com tapetes e sofás confortáveis nos convidam a ficar e a relaxar, e os quartos com o charme de outrora não deixam ficar de lado a modernidade.

HotelPalacioLousa4

A Viscondessa, é o restaurante deste hotel e é a prova do potencial e da abundância que brota nesta região. A casa de uma dupla criativa dedicada em nos fazer viajar pelos sabores que cá moram. O Chef Miguel Silva é autor de uma carta que reinventa o património gastronómico da região, dando-nos prova da sua contemporaneidade. O Chef de Mesa Tiago Silva acompanha-nos por essa descoberta, revelando-nos os melhores vinhos para cada prato.
Ambos, contam-nos uma história sem precisar de proferir palavras e ouvi-los é delicioso.

Oiçam só… Consumé de frango do campo, cogumelos com caldo do frango, com ovo escalfado a vapor. Corvina com sopa de caldeirada e gnocchi de açafrão acompanhado com vinho branco da Foz de Arouce 2013. Rolo de leitão cozinhado a baixa temperatura, milho transmontano e grelos salteados acompanhado com vinho tinto Foz de Arouce 2012. Torta de Azeitona e Sorbet de Tangerina acompanhado com Porto Ramos pinto LBV 2011.

HotelPalacioLousa8

A Viscondessa edifica-se de memórias e lendas. A sala de jantar, por exemplo, conta-nos que o marechal Massena, comandante das tropas francesas, preparava-se para jantar quando recebeu a notícia da derrota do seu exército, obrigando-o a fugir do palácio por ele ocupado. Pouco depois, chegava o vitorioso general inglês Duque de Wellington, que o perseguia. Sentou-se à mesa ainda a tempo de se deliciar com o manjar que estava destinado para o seu inimigo.

Este lugar guarda muitas histórias que merecem ser descobertas em vez de contadas. Para além da gastronomia e dos vinhos regionais, a Serra da Lousã está repleta de tesouros. A rota das Aldeias do Xisto, as cascatas selvagens, as piscinas naturais, os castelos e os estonteantes trilhos de BTT, só por si merecem a visita. Se ainda houver folgo, vale a pena subir ao miradouro do São João do Deserto. Segundo Eugénio de Castro… “Com um bom binóculo e um pouco de imaginação, avistam-se dali cinco Distritos. E não se gasta nada, a não ser as botas.”

Facebook
Site

2 Comments

    • Saliva says

      Ana Rita, aconselhamos então a redescobrir o Hotel e o Restaurante, o Chef Miguel Silva e o Chef de Mesa Tiago Silva vão surpreende-la!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>