Pequeno Almoço, Receitas, Receitas Saudáveis
Leave a comment

Panquecas de Trigo Sarraceno, Aveia e Coco

Para mim, começar o dia em grande, é começar com um bom pequeno-almoço e, como todos sabemos, é a refeição mais importante do dia. Como tal, a minha preferida! Confesso que me viciei nas panquecas, talvez por serem tão versáteis na sua confecção e também por ser algo que facilmente faço na noite anterior, poupando tempo de manhã! Quem não gosta de dormir mais um bocadinho? Melhor… Quem não gosta de acordar e ter o pequeno-almoço praticamente feito? É aliciante! E não, as panquecas não são um bicho-de-sete-cabeças e, não, as panquecas não engordam se comermos todos os dias. Calma, não entrem em parafuso, eu trago uma solução, não se preocupem!

Levo um estilo de vida considerado, actualmente, saudável. Sou toda a favor de tudo o que seja “sem glúten/sem lactose/sem açúcar” e treino todos os dias. Sou uma curiosa e adoro fazer experiências na cozinha e cheguei a uma das minhas receitas de panquecas preferida!

O ingrediente que destaco é a farinha de trigo sarraceno. Muitas pessoas me perguntam o que é e porque é que é assim tão boa! Assim em poucas palavras, o trigo sarraceno é um grão e não um cereal, não tendo nada haver com o trigo comum e, ao contrário deste, não contém glúten e contém bem menos hidratos de carbono. É também rico em proteínas, magnésio e fibra. Como vêm, é só coisas boas! Faço questão de incluir sempre o trigo sarraceno no meu pequeno-almoço, seja em papas (utilizando os flocos de trigo sarraceno e da mesma forma que se utiliza os flocos de aveia) ou nas panquecas!

Assim, trago-vos a minha receita super saudável e low carb de panquecas de trigo sarraceno, aveia e coco. Como cozinho sempre para mim, as porções que uso são sempre em dose individual mas, como é óbvio, podem sempre dobrar, triplicar ou quadruplicar a receita!

Ingredientes
1 colher de sopa de farinha de trigo sarraceno;
1 colher de sopa de farinha de aveia integral (existem flocos de aveia sem glúten à venda no mercado, pelo que se quiserem utilizar terão de triturar os flocos até se formar uma farinha OU podem substituir por outra farinha sem glúten, por exemplo, farinha de arroz integral);
1 colher de sopa de farinha de coco (ou farinha de amêndoa);
2 claras de ovos médios;
50 ml de leite vegetal (costumo utilizar bebida de coco ou de avelã);
1 colher de chá de mel;
1 colher de café de bicarbonato de sódio.

A esta mistura costumo juntar canela, noz moscada e raspas de limão, que dão um sabor super agradável às panquecas mas aqui, o céu é o limite e podem dar o sabor que quiserem! Até podem transformar a receita em panquecas de chocolate, adicionando uma colher de chá de cacau em pó!

Para cozinhar as panquecas, utilizo sempre uma frigideira anti-aderente e, por isso, nunca utilizo gordura. Deixo sempre a frigideira aquecer bem e, antes de começar a deitar a massa, reduzo o lume para brando e espero um pouco (1 minuto). Começo então a deitar a massa, fazendo uma a uma! Sabemos que estão prontas para virar quando começarmos a ver bolhinhas de ar!

Sugiro que sirvam as panquecas com frutos silvestres e compotas caseiras ou simplesmente com um pouco de mel! Divirtam-se a fazer as vossas combinações porque, como disse, o céu é o limite e… quem não gosta de panquecas?

Panquecas1

Texto, Receita e Fotografias: Sara Luis do página Food Porn by Sara e contribuidora do Saliva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *