A qualquer hora, Comer Fora, Grande Lisboa, Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

Croqueteria

Convive em casamentos e baptizados, em embaixadas e recepções oficiais, vernissages e cocktails, mas também numa refeição apressada ou que se quer mais ligeira, em pé para acompanhar um fino, num pic-nic, em festas de crianças ou de adultos. De garfo e faca ou à mão. Serve a ricos e menos abastados, às elites e ao povo. O croquete é assim: cor morena, ligeiro crocante e conteúdo que se quer com alguma humidade. E a quase todos, em quase todas as situações, é irresistível.
Agora os croquetes têm, como que, uma embaixada em Lisboa. Falo-vos da Croqueteria, no Time Out Mercado da Ribeira.
A ideia surgiu como tantas outras, quando três jovens se encontram para beber uns copos. Por certo, a noite já ia alta e a fome começava a apertar quando, em plena epifania, terão exclamado: “o que ia agora eram uns croquetes!”.

Dessa noite à realidade da Croqueteria passaram-se uns dois anos.

Na Croqueteria há 7 croquetes que pontuam todos os dias: frango e farinheira com amêndoa, alheira de caça e grelos, choco com tinta, bacalhau e chouriço, queijo de cabra com cebola roxa caramelizada, atum com tomate seco e o tradicional de carne. Todos diferentes e todos com o seu sabor e textura própria. O tradicional de carne é talvez o que tem merecido menos referências dos muitos artigos sobre a Croqueteria, quanto a mim, injustamente. É um verdadeiro croquete de carne. Saboroso e conteúdo húmido. Merece honras de primeira página.

Aos 7 magníficos, juntam-se outros que aparecem sazonalmente: perdiz com cogumelos, salmão ou, por ocasião dos Santos Populares, sardinha com pimentos assados.

Chegados ao Sábado a Croqueteria serve Cozido à Portuguesa. Sim, leu bem. Todo um cozido em pouco mais de 50 gramas que os mais gulosos consomem em três dentadas. Os croquetes de Cozido à Portuguesa têm tudo e todos os sabores: das diferentes carnes, dos enchidos, da couve, do nabo. Só lhe falta o caldo.
Referência ainda para a mostarda e maionese de alho, a salada com molho vinagrete de mostarda e mel e, umas muito generosas, lascas de batata frita. Há também uma limonada com receita da casa

 O espaço é pequeno, mas o Time Out Mercado da Ribeira é grande, pelo que não há limites ao número de clientes. Servem-se à unidade, em sandes de pão brioche ou como refeição (3 croquetes com arroz e salada). E pode levá-los para casa, congelados ou prontos a comer.

Diariamente servem cerca de mil croquetes, sempre quentinhos, sempre no ponto.
Se é uma boa escolha? Com certeza!

Facebook 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *