Comer Fora, Grande Lisboa, Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

The Insólito

Insólito: que não é costume, incomum, fora do normal, novo, raro, singular… São algumas das palavras que dão significado ao Restaurante & Bar The Insólito.
Pertence ao grupo The Independente Collective que alberga o hostel de luxo mais famoso de Lisboa, e situa-se de frente para o Miradouro S. Pedro de Alcântara na Rua S. Pedro de Alcântara, número 83. Dados suficientes para ficarmos com a “pulga atrás da orelha” e queremos saber sobre este espaço.

Assim que colocamos o pé no primeiro degrau que dá entrada ao edifício, somos transportados para outra realidade com pano de fundo bordeaux. Um imponente lustre paira sobre nós, qual polvo gigante, que nos recebe de tentáculos abertos, ao fundo, uma escadaria sem fim cujo corrimão se entrelaça até ao último piso, do lado esquerdo poltronas, que aguardam connosco a vez de subirmos ao 3º andar, e um infindável conjunto de pormenores interessantes que necessitam de tempo para os aprofundarmos…

Aqui tudo é fora do normal, mas ao mesmo tempo, natural… O ambiente boémio aliado à arquitectura palaciana leva-nos a imaginar como seriam as gentes que aqui viveram, o que fariam, como se vestiriam, será que também tinham alguém a recebê-los e a encaminhá-los para o elevador com um sorriso nos lábios?

Agora sim, chegou o momento que não esperávamos, o ascensor com mais “pinta” da cidade!

Por momentos achei que quando saísse do outro lado da porta, qual programa de televisão, ia estar vestida com roupa alusiva à decoração envolvente. Aconselho uma viagem nesta pequena máquina do tempo!

Eis que chegamos, e mais uma vez somos recebidos com toda a simpatia e dedicação. Do lado direito encontra-se o bar e no esquerdo uma ampla sala de refeições, mas não ficamos por aqui, a nossa mesa espera-nos na varanda com uma vista privilegiada sobre a cidade de Lisboa. Ficámos conquistados e ainda nem provamos o que sai da cozinha liderada pelo Chef-Executivo Nuno Bandeira de Lima.

TheInsolito3

No capítulo das entradas a escolha recaiu nos pastéis de polvo com coulis de pimentos e rodelas de batata-doce roxa e amarela totalmente estaladiças, e ainda fomos agradavelmente surpreendidos por um gelado de ostras, criado em parceria com a marca Santini.

Seguimos destino para os pratos principais, com o Líber’atum, dos Açores, braseado com pó de azeitona, servido com batata-doce, cogumelos shimeji (a minha nova paixão) e molho de soja doce e, O Bife, um faustuoso lombo de novilho corado em azeite, molho demi-galce & shimeji (já referi como estes cogumelos são fantásticos?), batatas fritas a dois tempos, salada de couve roxa, rúcula e gema confitada. Acho que não é preciso dizer mais nada, os pratos falam por si…

Existem 4 pratos de peixe e outros 4 de carne para escolher, bem como uma variedade de ostras e ceviches na categoria Da Barra, e carpaccio de pato fumado, tártaro de novilho, empada de javali entre outras entradas, para apreciar juntamente com um copo de vinho, gin ou cocktail, com ou sem álcool, criteriosamente elaborados no bar referido anteriormente. Sim, pode vir apenas usufruir do bar e relaxar com a maravilhosa vista para Lisboa.

Seguindo para as sobremesas, fomos aliciados pela palavra Miss que remete para concursos de beleza, e esta sobremesa ganhou, sem margem para dúvidas, o título de Miss Simpatia, pois deixou-me com um sorriso de orelha a orelha assim que provei a primeira colher! Já nos tinham avisado que era “A” sobremesa e, mais uma vez, fomos muito bem aconselhados. A Miss de Chocolate é uma mousse de chocolate com amendoins wasabi e salame de chocolate! Oh Meu Deus! É a divindade dos doces de chocolate! O que poderia saber melhor do que mousse e salame na mesma tigela? Ainda por cima com uma crocância espetacular conferida pelos amendoins wasabi!

A decoração, a comida, o serviço e toda a equipa estão completamente em uníssono com o conceito peculiar que o The Insólito apresenta. Tudo funciona em conjunto e nada é deixado ao acaso, no sentido de proporcionarem um momento único a quem os visita.

Sentimos quando algo é feito com paixão!

Facebook

TheInsolito2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *