Comer Fora, Porto, Restaurantes, Zona Norte
Leave a comment

Porto Meu

Biémos ao Porto e é com todo o carinho que o digo. Esta cidade maravilhosa que respira e vive ao seu ritmo e que me acolhe sempre com tanta simpatia. No Porto bem perto da rua da Boavista, nos Aliados, mais precisamente na Rua da Picaria, nº55/57 temos o Porto Meu, um restaurante de grelhados & petiscos.

Tapear, degustar e bebericar é a palavra de ordem e hoje a escolha recaiu sobre o Porto Meu, um projeto de Maria Sobral & Victor Hugo, desde Julho de 2015, acompanhados por uma equipa fantástica e de Chef’s inspiradores, Diogo Novais Pereira & Flávio Mota.

Este espaço tem vários espaços distintos: zona junto à porta com sofá vermelho que percorre toda uma parede. Do outro lado uma parede de pedra com mesas altas e bancos altos: branco e cor madeira foram os tons escolhidos. Mais à frente o balcão do lado esquerdo (com azulejos embutidos), escadas e uma outra zona com mesas de madeira e cadeiras brancas e depois nos leva a uma outra: ao exterior e isso significa esplanada: espaço acolhedor qb e refrescante. O espaço tem-se ido adequando e revitalizando à medida do seu crescimento e na sua partilha com os amigos e clientes.

A oferta da carta é interessante e ao saborearem verão que é, também, deliciosa: Petiscar partilhando é um must! Só vos digo que fiquei logo rendida ao couvert e sabem porquê? Pão fresco, azeitonas temperadas e  manteiga de limão & manteiga de manjericão dispostas num azulejo, um detalhe amorosíssimo. Simplesmente diferente e deleitosa no seu sabor e cremosidade.

A carta é diversificada ainda que a oferta de vinhos nos tenha ficado na memória e no sentir. Oferta equilibrada entre Norte (quer-me parecer que aqui há uma maior oferta e justificada pois estamos cá), Centro e Sul. Acompanhamos a refeição com Tinto Montes Ermos, Douro.

Como entradas optei pela tábua de experimentação com tudo a que tinha direito: ainda dizem que ser feliz é difícil. No Porto Meu é fácil e delicioso. E quando a tábua chega à mesa, sim uma tábua de madeira cheia de entradas e tapas que fariam qualquer olhar vibrar, o primeiro pensamento é Cheira tão bem! e fico ainda mais curiosa de experimentar e saborear.

PortoMeu1

Preparada(os)? Moira grelhada com puré de maça baunilhado, Alheira de caça na brasa com Carpaccio de Abacaxi, Chamuça de queijo de cabra com compota de framboesa, Crepes de legumes com chutney de manga e sweet chilli, Queijo brie com “marmelada” de frutos vermelhos picante, pipocas de noz e amêndoas salgadas & Falso ferrero de alheira. A cada dentada, todo o sabor…  A Conjugação dos elementos é divinal e sinérgica sensorialmente. Confesso, que é sempre interessante redescobrir os sabores da junção distinta dos ingredientes. Esta tábua deixou-me rendida por essa experiência maravilhosa.

Aceitei a sugestão da Helena e pedi um salmão crocante com creme aveludado de espinafres, a consistência do aveludado aliado ao salmão crocante com sementes de papoila que se desfazia na boca. Tornou-se um dos meus pratos de eleição. Há pratos assim, que elevam o nosso sentir.

Por fim, a sobremesa: Tiramisú com gelado de mascaporne com molho de café. Um tiramisú que faz crunch? Sim, é verdade. Uma sobremesa intensa e saborosa com um toque de creme brullee (será esse o segredo de tamanha delícia?). Como mimo extra, um mini Cheesecake de Frutos Vermelhos desconstruído. Pedaços de bolacha crocantes, a acidez antioxidante dos frutos vermelhos aliada ao doce resume-se num OMG (oh my God)… Felicidade!!!

O espaço foi pensado para ser usufruído com tempo, numa partilha cheia de sabor e dedos de conversa. Sente-se a cada detalhe nessa forma de estar, a cumplicidade entre os vários elementos da equipa: a soma das partes tornam o todo único. A ementa tem uma oferta diferenciadora entre entradas, tapas, risottos, pastas e saladas, assim como carnes e peixes & as sobremesas. A apresentação dos pratos é apelativa. O mobiliário é simples. Um móvel no 1piso do Porto Meu com várias frases onde uma se destaca Service with a “Smile”. Definitivamente, com sorrisos tudo se torna mais agradável.

Café & um pequeno brigadeiro de chocolate coberto com pedaços de côco. Conversei mais um pouco com a equipa, agradeci a amabilidade e degustação maravilhosa e despedi-me feliz. Que serão tão aprazível!

Porto Meu ficaste no meu coração. Agora vamos andar um pouco pelo Porto que também já é um pouco meu (sorriso)…

Facebook 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *