Comer Fora, Porto, Restaurantes, Zona Norte
Leave a comment

Restaurante Grego Hellenikon

Hellenikon1

A Grécia está sempre presente no imaginário de todos… Pelas suas lendas que ainda hoje são contadas e recontadas.. Pelos seus templos e anfiteatros, onde em tempos se aplaudiu as famosas peças dramáticas ou comédias… Pelas suas praias de areia fina e mar pintado num azul sem igual… Já está a suspirar?! E quem não se lembra de imediato dos Jogos Olímpicos, que surgiram em jeito de homenagem aos deuses? É impossível falar deste lugar sem se pensar nos Deuses… Veio-lhe logo à cabeça Zeus, o rei de todos os deuses? Ou talvez Atena… A deusa da sabedoria, da guerra e da justiça… Ou Afrodite! Quem não conhece a deusa do amor… E Dionísio? O deus das festas e do vinho! Agora vamos todos dizer em uníssono… Obrigado Dionísio! Gostamos tanto daqueles momentos em que juntamos amigos à volta de uma mesa para celebrar qualquer coisa… Nem que seja o facto de estarmos juntos! E podemos fazê-lo nem mais nem menos do que num restaurante… Grego! Onde?
Na cidade do Porto. No restaurante Hellenikon!

É um espaço acolhedor, que o vai envolver no verdadeiro espírito grego… E onde vai ter de pedir a Ementroika… Pedir a quê?! A Ementroika! O que é isso?! Ai desculpem… Já estávamos a falar grego… A ementa! Mas avisamos que a escolha vai ser difícil… Todos os pratos são deliciosos e típicos do Mediterrâneo… E temperados com muitas especiarias e ervas aromáticas! Até nós tivemos dificuldade em escolher! Para entrada talvez um Feta Psiti, que é um queijo feta grelhado no forno com pimentos, oregãos e azeite… Ai o famoso azeite de oliva que os gregos tanto apreciam! De seguida, podem optar pela conhecida Moussaka, uma combinação de batata, beringela, carne de boi picada e molho béchamel… Ou o Hellas Bakalianos… Um lombo de bacalhau que vem acompanhado por queijo camembert e queijo feta… Já está com água na boca?! E para terminar a refeição, pode provar o Hellenikon, um iogurte grego com doce de abóbora… Ou a Taça de Atenas, com iogurte grego, chocolate e caramelo… Sente-se tentado?!

Para o povo grego, o acto de estar à volta de uma mesa a apreciar um manjar dos deuses é considerado um ritual… E nós concordamos completamente! Comer é uma experiência única, da qual nunca nos vamos fartar… E quem não gosta de encher a barriguinha que se acuse!

 Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>