Peixe, Receitas
Leave a comment

Bacalhau Confitado com Salicórnia e puré de Pastinaca

Receita

Número de Pessoas: 2 pessoas
Tempo de Preparação: 60 min
Dificuldade: Fácil

Ingredientes
2 Postas de Bacalhau demolhado
150 gr (+/- 2 uni) Pastinaca
100 gr Salicórnia
300 ml Azeite
15 gr 
Manteiga
20 ml 
Leite
2 dentes de Alho
2 folhas Louro
2 raminhos 
Alecrim e Tomilho
Rebentos de Mostarda
Rebentos de Cebolinho
Sal e Pimenta

Preparação
1. Comece por limpar a posta de bacalhau retirando as espinhas de lado. De seguida para confitar o bacalhau coloque este num tacho juntamente com o azeite, os dentes de alho, o louro, alecrim, o tomilho e deixe em lume brando durante 40 min.
2. Descasque a pastinaca e corte em pedaços grosseiros. Coloque num tacho com um pouco de água temperada com sal e pimenta. Deixe cozer até desfazer. Passe pelo passe-vite ou apenas com a varinha mágica. Leve novamente ao lume com uma noz de manteiga. De seguida verta o puré, adicione 1 gema e o leite mexendo energeticamente com uma vara.
3. Ferva em água a Salicórnia durante 1 min e arrefeça de imediato com água fria. Antes de servir salteie em azeite com um pouco de alho.
4. Comece o empratamento com o puré de pastinaca, de seguida a salicórnia e coloque o bacalhau sobre estes. Utilize o alho, o louro, o alecrim e tomilho para decoração bem como os rebentos de mostarda e cebolinho.

Não sabe o que é:
Salicórnia
Planta que cresce nas salinas, é comestível e poderá ser a nova opção de tempero na alimentação, em alternativa ao sal. Nasce de forma espontânea, é natural e halófita – por suportar grandes níveis de salinidade.

….

Receita: Filipa Antunes
Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *