Receitas, Sopas
Leave a comment

A Alcachofra vai virar sopa… E que sopa!

Creme de Alcachofra

Recorda-se de lhe termos dito que se ia aventurar na descoberta de um legume em particular?! E como o prometido é devido… A alcachofra vai virar sopa! Sabemos que a alcachofra não tem um aspecto muito atraente… Digamos antes peculiar! Normalmente associamos esta planta ao chá milagroso para emagrecer… Que tanto jeito nos dá quando percebemos que chegou o calor! E calor pressupõe praia e roupas mais reduzidas… Mas este é um assunto que daria pano para mangas! Temos de nos focar na alcachofra! Ou melhor… Na sopa!

Nesta receita, este legume não está sozinho… A cebola, o alho francês – não podia ser italiano ou inglês? – e as batatas também quiseram participar! E combinam todos tão bem que até quem não gosta de sopa vai querer repetir! O prato claro… Que vem guarnecido com algumas gotas de vinagre balsâmico e uns quantos rebentos de soja! E não é que fica mesmo apetitoso?! Já o sabor… É bom que se farta! Nós não nos fartamos… O sabor é que sim!

Concordamos que nem sempre é fácil saber o que fazer com a alcachofra… A maior parte das vezes não chega a nenhuma conclusão? E lá retira do cesto de compras a pobre coitada tão rapidamente quanto a colocou no seu interior… Risque este cenário do seu dia a dia! Agarre numas quantas e leve-as consigo para casa! A sopa agradece… E a sua boca também!

Creme de Alcachofras

Número de Pessoas: 4 pessoas
Tempo de Preparação: 1 hora
Dificuldade:Fácil

Ingredientes
300 gr Alcachofras frescas
2 Cebolas
2 Alho Françês
4 Batata
100 gr Manteiga
140 ml Natas
Sal e Pimenta
Vinagre Balsâmico
Rebentos de soja

Preparação
1. Começe por arranjar a alcachofra cortando com uma tesoura as pontas das folhas.
2. Coloque numa panela com água e deixe cozer +/- 30 minutos, dependendo do tamanho das alcachofras.
3. Corte as cebolas, o alho françês e as batatas em pedaços pequenos.
4. Numa caçarola, coloque a manteiga e aloure a cebola. Adicione os restantes vegetais. Coloque um 1l de água e tempere com sal e pimenta e deixe cozer.
5. Após a cozedura dos legumes, junte a alcachofra, já cozida, cortada em pedaços e triture com a varinha mágica.
6. Adicione as natas e ferva por alguns minutos.
7. Sirva o creme em tigelas e para guarnecer o prato, adicione gotas de vinagre balsâmico e rebentos de soja.

….

Texto: Cátia Tavares
Receita: Filipa Antunes
Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>