Chef da Semana, Chefs
Leave a comment

O Chef da Semana é | António Nobre

No coração do Alentejo nasceu aquele que viria a ser um grande Chef… Falamos de António Nobre e Beja é a cidade que o faz orgulhar-se das suas raízes! Faz questão de ser reconhecido como um Chef de Cozinha de raiz alentejana, que não tem medo de ser original… Mas tentando sempre preservar uma gastronomia que está inteiramente ligada aos produtos da terra. Adorámos a ideia! Quer saber um pouco mais sobre o Chef?

A divulgação da cozinha alentejana sempre foi o seu principal objectivo, explorando todos os aromas da região… Esta é a sua verdadeira inspiração! Ou devemos dizer a sua imagem de marca?! O seu percurso é revelador disso mesmo… O Chef tem nas suas mãos a cozinha dos Hotéis M’AR De AR, é confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo e desde 2002 que frequenta o prestigiado Congresso de San Sebastian – “Lo Mejor de la Gastronomia“. Nesse mesmo ano, foi pioneiro na iniciativa de elaborar um cardápio dos vários azeites do país! Em 2004, recebeu o prémio “Panela ao Lume” e, em 2006, publicou o livro “Chefes Portugueses, as melhores receitas” – recebendo dois diplomas de ouro no concurso “Gastronomia com Vinho do Porto” – e foi eleito para fazer a página “Apetites” do Jornal Expresso.

Mais tarde, escreveu o livro “Entre Poejos e Coentros” e, em colaboração com o Conselho Norueguês das Pescas (NORGE), criou as “Receitas simples com bacalhau seco e fresco, e com salmão“. Pouco depois, surgiu o convite do Chef Henrique Sá Pessoa para participar no programa televisivo da RTP 2 “Entre Pratos“. A mais recente novidade que envolve o Chef é mais um livro de cozinha, intitulado “70 receitas práticas para toda a família“, que está quase a ser publicado! Paralelamente a tudo isto, colabora em diversos jornais e sites de gastronomia.

Quem disse que o percurso do Chef António Nobre fica por aqui? O restaurante Degust`AR, localizado no piso térreo do edifício do Palácio dos Sepúlveda, tem a sua assinatura gastronómica. Trata-se de um espaço requintado e intimista, cuja carta celebra a cozinha alenteja e tem como principal inspiração os sabores mediterrânicos.

Não se pode ainda deixar de referir a parceria que o Chef desenvolveu com a A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo -, no âmbito do Projecto “Rota dos Recursos Silvestres”, que se integra na Estratégia de Eficiência Coletiva Provere – Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo. O objectivo desta parceria é a confecção de receitas inéditas, com os recursos silvestres a ocuparem um lugar de destaque, tais como: mel, figos da Índia, poejo, aguardente de medronho, chocolates com recursos silvestres e muitos outros. A Rota dos Recursos Silvestres já conta com três anos de existência repletos de história e com cerca de quinze produtores associados.

O orgulho de estar envolvido nesta iniciativa é mais que muita, ou não seria um Chef alentejano de mão cheia que gosta de revelar os sabores da região! O seu trajecto é verdadeiramente longo e preenchido… Prova de toda a sua dedicação ao universo da gastronomia. Talvez não tenha desejado ser Chef de Cozinha desde sempre, mas temos a certeza de que o será até que já não lhe restem forças para prosseguir caminho! Afinal será sempre o António, para quem a cozinha é um mundo que encerra a magia da sua família… Que tanto o inspira!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *