Faz Bem, Saúdavel
Leave a comment

O que é verde por fora e vermelho por dentro? A Melancia!!!

Se questionássemos a nada discreta Melancia, acerca da sua história, com toda a certeza que diria, com orgulho, que conta já com cerca de 5000 anos de existência e que foi cultivava pela primeira vez no Antigo Egipto, onde havia o ritual de ser colocada nos túmulos dos faraós para os alimentar na “vida” após a morte.

Todo este “orgulho” é justificado pois trata-se de um fruto nutricionalmente bastante interessante, pouco calórico, com baixo teor em sódio e extremamente rico em água (90% do seu peso). Esta sua riqueza em água é uma mais valia em dias de mais calor, como forma de hidratação, além de funcionar como um importante diurético. Juntamente com a riqueza em fibra, o consumo regular de melancia ajuda a prevenir a obstipação.

A cor vermelha da polpa deve-se à presença de um carotenóide, o licopeno, com acção antioxidante. Estão-lhe associados efeitos protectores contra o aparecimento de diversos tipos de cancro, como cancro do cólon, mama, endométrio, pulmão e pâncreas.

A Melancia também é fonte de outros compostos, com efeito antioxidante, como é o caso do beta-caroteno, a zeaxantina e a luteína. Prevenir a degeneração macular, beneficiar a visão nocturna, conferir elasticidade à pele, fortalecer as unhas, são alguns dos efeitos destes compostos.

A Melancia é uma excelente fonte de potássio, mineral importante na contração muscular, na transmissão dos impulsos nervosos e numa adequada função cardíaca; e de vitamina A que desempenha um papel importante no crescimento, no desenvolvimento ósseo, na reprodução, na manutenção de uma pele e olhos saudáveis.

Nutrientes como o cálcio, magnésio, vitamina B6, niacina, tiamina e vitamina C também estão presentes na Melancia.

Num dia quente de verão, nada sabe melhor que saborear uma talhada de Melancia bem fresquinha e agora que já a conhece melhor, fá-lo-á com toda a satisfação!!!

Sabia que…

O nome científico da Melancia é Citrillus Lanatus.
São conhecidas mais de 300 variedades de Melancia mas só 50 é que são mais utilizadas. Podem-se agrupar em cinco tipos: com semente, sem semente, mini, polpa vermelha ou polpa amarela.
A China é actualmente o maior produtor e consumidor e até já produz Melancias quadradas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *