Faz Bem, Saúdavel
Leave a comment

A singela Feijoca

Feijoca

“O feijão diz à feijoca
Quando lhe toca a ramada
Dá-me cá uma beijoca
Antes de seres descascada”
Enxerto do poema “Feijoca Catarina” de Amália Rodrigues

A feijoca ou feijão-da-espanha ou feijão-de-sete-anos é uma planta trepadeira da família das leguminosas, como é o caso do feijão, grão-de-bico ou lentilhas. O que caracteriza este grupo da Roda dos Alimentos é o facto de serem fonte de proteínas vegetais e de hidratos de carbono complexos, além de serem fonte de vitaminas, minerais e fibra.

Para se evitar o recurso constante às fontes proteicas animais, as leguminosas são uma boa opção. No entanto, elas têm uma desvantagem em relação à carne ou ao peixe, não são uma fonte proteica de alto valor biológico, ou seja, não têm todos os aminoácidos essenciais (aminoácidos que o corpo necessita para a síntese de proteínas mas que como não consegue produzir, tem que obter dos alimentos). Como têm falta do aminoácido metionina precisam de ser combinadas com cereais, que por seu lado possuem este aminoácido mas que têm em falta a lisina, presente nas leguminosas.

Comia agora uma arroz de feijão vermelho bem soltinho? Ou um arroz de tomate com feijoca? Pois são duas excelentes combinações e se lhe juntarmos umas folhas de couve portuguesa ou penca, ficariam perfeitas!!!

Dissemos singela feijoca mas de singela ela não tem nada, pois como leguminosa é bastante rica em nutrientes. É uma excelente fonte de fibra, vitaminas do complexo B (tiamina, vitamina B6 e ácido fólico) e minerais como ferro, potássio, fósforo, selénio, magnésio e zinco. Tem baixo teor em gordura e sódio.

Diversos estudos associam o consumo regular de leguminosas a factor de prevenção do excesso de peso, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e cancro. Por isso, se a feijoca ou outro tipo de leguminosa raramente aparecem na sua lista de compras, tente inclui-las e verá que não custa nada!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>