Receitas, Snacks
Leave a comment

O polvo vem em terrine! Não estava à espera?!

Gostamos de polvo de todas as maneiras e feitios… Salada de Polvo, Polvo à Lagareiro, Polvo frito, Arroz de Polvo, Feijoada de Polvo… Enfim, estávamos aqui o dia todo a enumerar as mil e uma receitas que existem com este molusco! No entanto, quase que apostamos que nunca iria enunciar a receita que temos para si… Terrine de Polvo com Grão! Já tinha ouvido falar?! Claro que não…!

Esta opção é muito fresca para a época mais quente que já nos faz companhia… Imagine o seguinte cenário: sol, o som do mar, uma mesa bonita e alguém de quem goste… Parece-lhe bem?! Agora junte este prato de polvo e desfrute! Não há nada melhor que aproveitarmos as pequenas coisas da vida, capazes de nos fazerem felizes! A simplicidade é aquilo que mais sorrisos arranca… Verdade?! Então do que é que está à espera?!

Vai precisar de alguns ingredientes… Tem onde anotar?! Polvo – sabemos que já está fartinho de saber…! -, grão de bico cozido, cebola roxa, cenoura – aquela que faz os olhos bonitos! –, pimento verde, pimento vermelho e salsa. Está a dizer que tem salsa na sua horta vertical? Excelente ideia! Ingredientes reunidos, agora é só perder uns minutos na cozinha e está feito! Qual o passo seguinte?! Colocar em prática o cenário que imaginou!

Terrine de Polvo com Grão de bico

Número de Pessoas: 2 a 4
Dificuldade:Fácil
Tempo de Preparação: (+/-) 60 min  + 4 horas

Ingredientes
1 Polvo (+- 1 kg)
175 gr Grão bico cozido
1 Cebola Roxa
1 Cenoura
1 Pimento Vermelho
1 Pimento Verde
1 Raminho de Salsa
Azeite, Sal e pimenta

Preparação
1. Coloque o polvo a cozer em água sem sal e com um fio de azeite.
2. Corte os pimentos em cubos pequenos.
3. Lave o grão de bico, pique a salsa e a cebola.
4. Junte todos os ingredientes numa tigela e tempere com sal e pimenta.
5. Após o polvo estar cozido, reserve a água da sua cozedura e corte os tentáculos e o restante em rodelas não maiores de 3 cm.
6. Adicione o polvo à tigela dos legumes, envolva bem e guarde no frio.
7. Coloque ao lume 400 ml da água de cozedura do polvo e deixar reduzir para metade de forma a ficar um pouco mais espessa. Reserve no frio.
8. Ponha os legumes e o polvo numa terrine rectangular e quando a água do polvo estiver fria verter sobre a terrine apenas 200 ml.
9. Corte o papel vegetal com as medidas da terrina e disponha em cima dos legumes e do polvo.
10. Pressione a terrine de modo a que esta fique compactada.
11. Leve ao frio no mínimo 4 h para ficar consistente.
12. Retire a terrine do frio e confirme se está bem gelificada, tire o papel vegetal e desenforme para uma travessa. Sirva laminada.

….

Texto: Cátia Tavares
Receita: Filipa Antunes
Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *