Receitas, Sobremesas
Leave a comment

Cannelés de Bourdeaux

CannelesBordeaux

Nem sabe o que temos para si… Uma receita muito especial! Quer conhecer um doce tradicional francês? É irresistível aos olhos… Quem vê, vai querer provar! E não é que é mesmo um delícia?! Não vamos fazê-lo esperar mais para saber do que é estamos para aqui a falar… Cannelés de Bordeaux! Não espere que lhe digamos a tradução em português… Afinal este é um doce francês e faz todo o sentido que o nome se mantenha assim! Quer saber a história que está por trás desta receita?!

Consta que o Cannelé de Bordeaux foi inventado no século dezasseis por freiras dos conventos franceses… Faziam-no para dar aos pobres! Isso mesmo! Digamos que esta receita é fruto da generosidade… E como é que as freiras conseguiam fazê-lo? Reaproveitavam todos os ingredientes necessários… As sobras de farinha que caiam no transbordo dos navios, o açúcar que também caía no chão e as gemas que sobravam do processo de produção de vinho – neste processo só se utilizavam as claras. Parece incrível?! É mesmo verdade!
A forma original utilizada para fazer este doce é de cobre… E para comprar esta forma pode faze-lo na Maxi Nature  que disponibiliza estas formas e que o vão ajudar a confeccionar esta receita sem qualquer problema! Os Cannelés vão ficar perfeitos… E vai receber muitos elogios! A marca tem ainda formas para muffins, tartes, bolos e pizzas… E moldes para pudins e crêpes! Tudo a pensar nas suas necessidades quando quer estar entre tachos e panelas! Pode adquirir as formas na página web da marca ou na Amazon.
Reúna todos os ingredientes de que precisa e aventure-se na cozinha! Apostamos que os seus Cannelés vão ser um sucesso!

Cannelé de Bordeaux

Ingredientes
½ litro de leite
250 gr de açúcar
100 gr de farinha
50 gr de manteiga
1 pitada de sal
2 ovos
1 fava de baunilha
50 ml de rum

Preparação
1. Ferva o leite com a manteiga, a fava de baunilha ou extrato. Se optar por usar fava, abra ao meio, raspe as sementes internas e coloque no leite. Se optar por extracto use apenas algumas gotinhas.
2. Misture os ovos inteiros com o açúcar, a farinha e o sal até formar uma massa homogênea.
3. Acrescente, com cuidado o leite fervido e mexa até obter uma massa lisa.
4. Deixe arrefecer para acrescentar o rum.
5. Deixe a massa repousar na frigorifico aproximadamente 48 horas.
6. Retire da frigorifico 1 hora antes de colocar no forno. Mexa bem. Unte as formas com manteiga e coloque a massa (líquida) que ocupará 3/4 da forminha.
7. Pré aqueça o forno e coloque as forminhas à temperatura de 190° C  por aproximadamente 50 minutos.
8. Deixe arrefecer para desenformar.
9. Sirva simples ou com o topping que preferir. Nós utilizamos um pudim de morango para ficarem apetitosos, mas pode optar por chantilly, leite condensado…

Texto: Cátia Tavares
Receita: Cristina Vaz
Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>