Receitas, Vegetariano
Leave a comment

Fofo de beterraba feito com fruta feia

Recorda-se da vencedora do desafio que lançámos há uns tempos atrás?! Aquele em que queríamos muito saber a sua receita especial… A Cláudia foi uma das vencedoras e está de volta! Consumidora assídua da Fruta Feia, fez uma receita fantástica com recurso à fruta e legumes que normalmente são rejeitados por não serem “bonitos”.

A Cláudia aprecia o equilíbrio e a beleza simples dos elementos que nos chegam da terra. Acredita que a riqueza e a grandiosidade dos sabores tomam formas, através de uma sincronia entre criatividade e intuição. Cozinhar comida saudável em unidade com o clima, estações e qualidade da matéria-prima, foi a forma que encontrou para poder expressar a sua criatividade. Mulher madura, mãe e, acima de tudo, determinada, realiza-se em pormenores: no silêncio da natureza, nos cheiros que emana, em pés descalços, nas ondas do mar, na geada do Inverno e onde os sonhos nos levam.

A curiosidade levou-a a experimentar as mais variadas combinações e a seguir o caminho da sua grande paixão. “Cozinhar é dar vida, é a emoção viva do alimento”.
Estas são palavras suas.

Fofos de Beterraba

(Cerca de 8 fofos de 7cm de diâmetro)
1 ½ chv de farinha de grão
½ chv de sêmola de milho
2 chv de água morna
2 beterrabas médias
1 maçã reineta média
½ limão
6 colheres de sopa de azeite
1 colher de café de cominhos em pó
sal marinho e pimenta a gosto
Aromáticas para decorar
(Atreva-se e coloque uma pequena malagueta se gosta de sabores picantes)
Aconselha-se a preparação e mistura da farinha de grão com 30m de antecedência mínimo, para que o processo de digestão e absorção dos minerais seja mais completo.

Preparação
1. Misture numa taça a farinha de grão, a sêmola, a água morna, o azeite, os cominhos, o sal e a pimenta. Deixar repousar tapado, no mínimo 30m.
2. Rale a beterraba e corte a maçã reineta em lascas finas. Misture e tempere com sal e limão. (O limão evita que a maçã escureça. Enquanto aguarda, os ingredientes vão marinando).
3. Combine as duas misturas. Reserve.
4. Aqueça o forno entre 180º e 200º e forre o tabuleiro com papel vegetal. Coloque os fofos formando um círculo com cerca de 7cm de diâmetro. Regue com um pouco de azeite. Leve ao forno durante 30m. Observe se estão corados e crocantes.
5. Para apresentação da receita salteie levemente em azeite, uma mão cheia de agrião bem lavado e a rama da beterraba. Tempere com sal marinho. Coloque o fofo de beterraba dando-lhe forma sobre os verdes salteados. Para decorar, umas gotas de azeite e aromáticas a gosto.

Nota: Aproveite o calor do forno a baixa temperatura (100º durante 1 hora) para desidratar maçãs em lascas finas sobre papel vegetal. É um delicioso snack e um valioso elemento de decoração.

Todos os legumes e frutas foram adquiridos na Cooperativa Fruta Feia.
www.frutafeia.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *