Faz Bem, Saúdavel
Leave a comment

Pêra Abacate

E eis que chega a vez deste fruto tão versátil e completo – a Pêra Abacate!
Considerada uma fruta exótica, é proveniente do abacateiro, árvore originária da América do Sul, nomeadamente do México. Actualmente é possível encontrá-lo mais perto de nós a ser produzido no Algarve e nas “nossas ilhas tropicais – a Madeira”. As variedades deste fruto são mais de 500, o que explica os muitos tipos de abacate diferentes na forma, tamanho e cor.
Em Portugal ainda não existe o hábito de consumo deste fruto, por desconhecimento das suas maravilhosas propriedades e diversas aplicações na cozinha.

Após uma pesquisa descobrimos que por ser altamente nutritivo é considerado um super alimento, sendo rico em magnésio, potássio, vitaminas A, E, B, K e C, contém proteínas, zinco, ferro, amidos e ácido oleico (o mesmo que se pode encontrar no azeite), sendo este último a principal vantagem do seu consumo.
Uma pêra abacate contém mesmo mais potássio do que uma banana, sendo este consumo essencial para quem quer baixar a pressão arterial.
Para além do potássio ainda é rica em fibra o que o poderá ajudar bastante numa dieta e diminuir os picos de açúcar no sangue.
Ao contrário dos outros frutos, não interfere com o índice glicêmico, por não conter fructose na sua composição, sendo por isso um excelente aliado no combate à diabetes. Contudo, apesar de todas estas maravilhas, este fruto deve ser consumido com moderação, por ser bastante calórico – valor energético de 160Kcal por 100g.

Na cozinha o abacate é usado em doces e em salgados. Em Portugal começam a surgir algumas receitas associadas à cozinha saudável.

Deixamos-lhe algumas sugestões para não perder tempo e começar já hoje a incluir esta maravilha da natureza na sua alimentação.
A versatilidade deste fruto faz com que este se aplique a tudo, use-o em saladas temperado com sal marinho, pimenta preta, azeite e sumo de limão; pode também fazer o famoso Guacamole ou ainda uma pasta de abacate temperada e colocar sobre tostas ou a acompanhar pratos de carne ou peixe.
Se lhe apetecer um doce use-o em batidos, mousses, gelados, bolos… são infinitas as utilizações deste fruto e não podia-mos deixar de o sugerir!

Dica
Como descascar facilmente uma pêra abacate.
1. Lave a pêra abacate.
2. Corte ao meio, longitudinalmente.
3. Pegue a fruta com as duas mãos e gire as metades em direções opostas, para que se separem.
4. Remova o caroço com uma colher.
5. Com a mesma colher e em volta do abacate, entre a casca e o início da carne do fruto, retire a casca. Et Voilà!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *