Chef da Semana, Chefs
Leave a comment

O Chef da Semana é | Susana Cigarro

Bom alentejano que se preze gosta de comer bem e jura que não há comida no mundo como a do seu querido Alentejo!
Fomos conhecer esta Chef em ascensão que de designer gráfica a cozinheira não foi num passinho mas chegou lá e já está a marcar posição neste meio tão concorrido!

Alentejana de Montemor-o-Novo, mesmo sem conseguir comer coentros, viveu rodeada de tradições e bom comer. Cresceu nas artes e estas levaram-na em 1998 para Portalegre. Foram 5 anos intensos em design gráfico mas, não foi o design que fez dela a pessoa completa e feliz que é hoje!
Após terminar o curso em design gráfico passou por algumas empresas e decidiu aceitar o convite de ingressar numa aventura africana e foi para Luanda.
Foi ao chegar a Luanda que percebeu que iria usar esta oportunidade para mudar de vida e assim foi; durante 3 anos trabalhou em design com o objectivo de ingressar na conceituada escola de cozinha Le Cordon Bleu!

O dia que nunca lhe irá sair da memória foi o da apresentação à escola quando recebeu a sua mala com todas as facas. Teve de controlar o choro de alegria. Anos a lutar por este momento e a sua vida iria mudar para sempre!

Ao mesmo tempo que frequentava as aulas foi trabalhando em restaurantes como ajudante para melhorar as técnicas!

Nove meses de muito trabalho e já de canudo na mão Londres ficou para trás e regressa ao seu Alentejo, já com o convite de ingressar na equipa de Miguel Laffan no restaurante do resort de luxo L”And Vineyards em Montemor-o-Novo. Aqui trabalhou como assistente direta do Chef e 4 meses depois foi convidada a ser diretora de Food & Beverage. Dez meses depois tomou a decisão de se aventurar novamente e actualmente trabalha como consultora, mas sempre com um novo sonho no horizonte, o de fazer algo pela sua cidade, apresentar novas formas de ver a cozinha, alimentar corações. Tem o desejo de que aqueles que um dia venham à sua cozinha sintam que estão a entrar num mundo à parte em que os problemas ficam à porta.

 “Quando começo a cozinhar não penso em mais nada. Por vezes sinto que é um pouco assustador que alguém tão falador quanto eu, na cozinha se transforme em alguém concentrado, focado, que deixe de ver as horas passar. Isto é a minha vida; quando não estou a trabalhar, falo sobre cozinha, leio sobre comida…isto sou eu!” – Susana Cigarro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *