Comer Fora, Grande Lisboa, Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

Vestigius

O Vestigius é como “uma onda que, por onde passa, revela um tesouro”! É assim que os proprietários, Esmeralda e João Fernandes, definem este espaço eclético, onde a cultura, a gastronomia e o vinho se harmonizam na perfeição.

O Wine & Gin Bar Vestigius é um tesouro que guarda outros tesouros, a começar pelos vinhos, a vertente mais especializada deste espaço, aos quais está reservada a Cave. A carta de vinhos, do Sommelier Ricardo Morais, tem cerca de 216 vinhos (tintos, brancos, rosés, generosos e colheitas tardias), privilegiando especialmente os de origem portuguesa. Diversificada e abrangente, na carta podemos encontrar cerca de 35 vinhos disponíveis a copo.

Um outro tesouro do Vestigius é a localização privilegiada, no Cais do Gás (Cais do Sodré), com uma esplanada a poucos metros da margem do Tejo. O espaço resultou da recuperação de um armazém, respeitando a estética original deste tipo de edifícios ribeirinhos, com uma decoração pelas mãos de Esmeralda, que reciclou objetos e vestígios de coisas antigas encontradas no armazém, dando um toque pessoal e inesperado ao espaço.

O Vestigius foi convertido num espaço cultural polivalente, acolhe eventos, exposições de artes plásticas e design (aposta na divulgação de jovens artistas das comunidades lusófonas), concertos, música com DJ sets, biblioteca de livros antigos (da história de Portugal e de Lisboa, de arte e arquitetura, poesia), promovendo um diálogo intercultural.

Mas este tesouro não seria totalmente valioso sem a componente gastronómica a harmonizar tudo o que podemos encontrar neste espaço. Porque uma bebida sabe sempre melhor se for acompanhada, especialmente por um petisco! A nova carta de tapas e peticos, da responsabilidade do Chef Carlos Augusto, é um elemento fundamental no Vestigius. Apresenta várias propostas para acompanhar a diversidade de vinhos, gins e cocktails, das quais destacamos o montadito de farinheira com ovo estrelado e grelos. Encontramos também o polvo, os mexilhões e gambas, a pedra de queijos e enchidos nacionais, e os carpaccios de espadarte, atum, polvo ou carne. As sobremesas não foram obviamente esquecidas e recomendamos o cheesecake de queijo de Seia.

O Vestigius é um tesouro guardado pelo Tejo, pronto a ser descoberto.
Quando é que o vai descobrir?

Facebook

Vestigius2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *