Dia dos Namorados, Dias Comemorativos, Receitas, Sobremesas
comments 2

Petit Gateau com Frutos do Bosque

Avizinha-se o dia especial para os românticos, os que se perdem de amores e os que gostam de surpreender a sua cara metade – o Dia dos Namorados!
Já tinha em mente fazer um Petit Gateau com Frutos do Bosque, mas sempre achei que merecia partilhá-lo com alguém. Defendo que os bons doces devem ser sempre partilhados e apreciados a dois, de olhos fechados como tantas vezes o fazemos sem dar conta, simbolizando o prazer que encontramos nos sabores.

Antes do dia especial, vou às compras para me certificar de que tenho os ingredientes todos, e não ter que sair de casa a correr quase de avental posto. A quem nunca aconteceu isto, que ponha o dedo no ar!
Chegada ao supermercado, organizo-me e vou directamente aos corredores que preciso.
Começo pelo chocolate negro, açúcar, açúcar em pó e farinha de trigo. A seguir passo aos frescos de onde trago manteiga, ovos, frutos do bosque congelados, mirtilos frescos e hortelã. A minha lista de compras diz também que irei precisar de Tabasco Original Red. Como uso bastante, já está no fim, precisarei de comprar também.

Quando o dia chega, desde manhã que começo a preparar a sala de jantar, transformá-la num pequeno ninho romântico, para mais tarde poder aperaltar-me sem pressas.

Visto o avental e mãos à obra! Antes de tudo, ligo o forno a 250º, para quando for altura de levar o preparado ao forno, já estar pré-aquecido.
Parto cerca de 60gr de chocolate para uma taça, que coloco em banho maria, e derreto junto com 50gr de manteiga. Mexo bem até ficar tudo homogéneo, liso e brilhante.

Uso uma tigela para bater um ovo, uma gema e 125gr açúcar até que fique tudo bem encorpado.
Assim que o chocolate e a manteiga estiverem no ponto, verto aos poucos no preparado anterior e vou mexendo bem, até os ingredientes estarem todos bem unidos. Adiciono 3 gotas de Tabasco Original Red. Estas 3 gotas de certeza absoluta que vão ser a estrela do Petit Gateau – aqui está uma definição de boa cozinha.

Depois de termos tudo bem homogenizado, juntamos apenas 30gr de farinha de trigo e volto a mexer tudo de novo.

Tendo o preparo finalizado, unto formas pequenas com manteiga e farinha, coloco a massa nas formas e levo ao forno a 200º. Como gosto dele ainda cremoso no interior vou deixar cerca de 7 minutos.

Enquanto a minha bela massa está no forno, vou preparando o molho de frutos do bosque, o que é em si uma coisa muito simples, bastando ferver 250 gr de frutos do bosque e 35gr de açúcar até o molho começar a engrossar. Outra opção era triturar os frutos do bosque com açúcar, mas optei por fazer na panela.

Ponho as luvas para tirar o tabuleiro do forno, desenformo e coloco o bolinho num prato. Acompanho com o molho de frutos do bosque e mirtilos, e para decorar polvilho com açúcar em pó e uma folha de hortelã.

PetitGateau1

O Petit Gateau com Frutos do Bosque é uma sugestão maravilhosa! As cores, a textura, os sabores, tudo combina com o dia que se vai celebrar.
Tenho a certeza que vai fazer um sucesso no fim do jantar!

E por falar em celebrações, lembrei-me agora de que se aproxima uma da qual eu gosto muito…

………

Fotografia&Styling: Cristina Vaz
Texto: Rafaela Avidago
Receita: Filipa Antunes

Veja esta história aqui

2 Comments

  1. Bom dia, que receita maravilhosa, mesmo o que procurava! E só agora encontrei este espaço! Queria perguntar para quantas doses, em média, servem as medidas que indica no texto. É que vou fazer um jantar com imensa gente cá por casa e queria muito fazer esta receita.

    Beijinho.

    • Saliva says

      Olá Inês, esta receita é indicada para 2 pessoas. Esperamos que agora que nos encontrou que nos continue a seguir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *