Braga, Comer Fora, Restaurantes, Zona Norte
Leave a comment

Hambúrgueres Gourmet à Alta Burguesia

Num dia de Inverno em que a chuva cai forte lá fora, o mais confortável seria ficar em casa, no conforto de um programa familiar tantas vezes repetido. É bom, não julgo! Mas decidimos contrariar a tendência e deixar-nos levar pela aventura no Centro histórico de Braga, bem pertinho da Sé, sem dúvida a parte mais bonita e fervilhante da cidade.

Todos os caminhos levavam ao Alta Burguesia, uma hamburgueria gourmet aberta desde 2013. O que esperar de um espaço gourmet? Um ambiente intimista e exclusivo com apontamentos de luxo. Requinte, bom gosto, originalidade check! check! check!

Agora o coração de um restaurante: as pessoas e a comida. Mas sem pessoas não há comida, por isso first things first!

Francisco Carvalho é chef, empresário e empreendedor, mas acima de tudo, uma pessoa com paixão e isso nota-se na forma calorosa como recebe cada cliente e como procura criar e inovar no negócio. Mas há coisas que não se explicam, sentem-se.

Experimentámos da variada ementa do Alta Burguesia, o Visconde (duplo hambúrguer de novilho com bacon, linguiça e cebola grelhados e queijo derretido) e o Hambúrguer de frango com mango chutney. Ambos foram experiências sensoriais ao mais alto nível. O primeiro sentido a ser arrebatado foi a visão. Uma apresentação diferente, desconstruída e apelativa, mas o olfacto não estava preparado para a explosão que se seguiu. Cada hambúrguer é acompanhado por molhos caseiros, muito fragantes e resultado de uma criteriosa selecção e combinação das melhores especiarias e ervas aromáticas, importadas ou de fornecedores especializados. Finalmente chegámos ao coração do hambúrguer, a carne! Novilho tenro e aromático e frango suave, leve e fragante. Desenganam-se à primeira garfada, os que pensam que a carne fica camuflada, pois eis que ela surge na sua frescura onde as combinações de especiarias passam a existir apenas para lhe render homenagem.

O acaso nada joga neste resultado. Dizem que o sucesso resulta de 10% talento e 90% trabalho. E foi neste contexto de pesquisa e trabalho que Francisco Carvalho decidiu lançar o livro: Hambúrgueres à Alta burguesia, onde para além de partilhar as receitas dos hambúrgueres que já fazem parte do cardápio, surgem outras que poderão vir a fazer, uma vez que as sugestões da ementa mudam ao sabor dos temperos.

No final do jantar, já nem a chuva nos incomoda, a sensação é de contentamento porque, mais do que sair da rotina, o Alta Burguesia conseguiu fazer com que fossemos transportados para um vibrante Souk ou país exótico.

Curiosos? Não percam o lançamento do livro Hambúrgueres Gourmet à Alta Burguesia, quinta feira, 18 de Fevereiro, na FNAC do Norte Shopping.

Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *