Peixe, Receitas
Leave a comment

Mexilhões em molho de açafrão

A minha mãe gosta de me envergonhar publicamente, dizendo que, pela altura em que saí de casa, não sabia estrelar um ovo. Sempre ouvi dizer que quem não é bom para comer também não é bom para trabalhar. Não sei se será sempre assim, mas sei que para gostar de cozinhar é preciso gostar de comer e foi isso que provavelmente me salvou de morrer à fome por falta de conhecimentos culinários. Comecei a gostar de cozinhar porque gosto de comer, gosto de experimentar receitas novas e pratos diferentes e fascina-me o lado cultural e social da comida.

Em torno de uma mesa fazem-se celebrações, mitigam-se tristezas, fecham-se negócios e partilham-se histórias. E, para mim, nada traduz tão bem este ambiente de partilha como os chamados petiscos. Adoro petiscar e adoro colocar sobre a mesa pratinhos com diferentes iguarias que se passam de mão em mão. Daí a escolha destes mexilhões com molho de açafrão que são perfeitos para partilhar com amigos, devidamente acompanhados por um bom pão e uma boa cerveja.

Receita

Serve 2
Ingredientes:
1kg mexilhões
1/2 colher de chá de fios de açafrão
1 colher de sopa de água quente
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena, picada finamente
1 alho francês pequeno, parte branca, picado finamente
150 ml vinho branco
400 ml natas para culinária
1 colher de sopa de mostarda
Sal e pimenta preta moída na hora, a gosto

Preparação:
Limpa bem as conchas dos mexilhões e retira as “barbas”. Descarta os que tiverem as conchas rachadas, bem como os que estiverem abertos e não fecharem quando tocados.
Numa tigela pequena, coloca os fios de açafrão de molho na água quente.
Numa panela grande, aquece o azeite em lume médio. Adiciona a cebola e o alho francês e cozinha durante 5 minutos, até que fiquem moles. Junta o vinho e deixa ferver durante 5 minutos para evaporar a maior parte. Aumenta o lume para alto. Adiciona os mexilhões, tapa a panela e deixa cozinhar, sacudindo a panela ocasionalmente, por 3 a 5 minutos, ou até que os mexilhões estejam abertos. Descarta os mexilhões que não abrirem, transfere os restantes para uma taça e reserva.
Deixa o líquido levantar fervura e cozinha durante 5 minutos, até reduzir um pouco. Coa, retorna o líquido coado à panela e junta o açafrão, a mostarda e as natas. Prova e tempera com sal e pimenta preta moída na hora. Deixa ferver por 2-3 minutos, até engrossar o molho.

Adiciona os mexilhões para aquecer. Serve imediatamente com pão, batatas fritas e um copo de cerveja ou vinho branco bem frescos.

…………………

Texto, Receita e Fotografias: Paula Casimiro do Blog Mesa Corrida e contribuidora do Saliva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *