Receitas, Vegetariano
Leave a comment

Tarteletes verdes com Tzatziki

TarteletesVerdesTzatziki

Março, que à semelhança de Janeiro e Setembro, é um mês que nos trás sempre a invariável e animadora sensação de recomeço, tem a feliz particularidade de nos brindar com uma estação especial, a Primavera. Estação de renovações, luz e cor, que se reflecte no nosso humor, influenciando-o com a mesma facilidade com que nos faz rasgar sorrisos. À natureza, às pessoas, ao mundo.

Sempre fui uma criança de bem com as estações mais quentes, até porque a geografia assim o impôs, mas, curiosamente, sempre fui mais apaixonada pela chuva. A praia e o mar definem muitas das minhas recordações de infância, mas algumas das mais queridas e presentes incluem poças de água e cabelos encharcados.

A idade tem-me aproximado mais da serenidade e tempero das estações mais iluminadas. Hoje admito que anseio mais pela chegada da Primavera do que do Outono, que ainda assim me continua a fascinar imenso.

Estas Tarteletes pretendem antecipar um pouco as boas energias da sua chegada. Imprimem frescura, conforto e muito sabor aos nossos olhos e estômago. Acredito que nutrem só de olhar!

Receita

Para 4
Ingredientes
Molho Tzatziki
1 pepino, médio
1 iogurte grego natural
1 dente de alho, pequeno
Sal
Pimenta
1 colher (sobremesa) de cebolinho picado
Sumo de lima

Tarteletes
80 gr de polenta pré-cozida
200 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
2 dentes de alho, pequeno e esmagado
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sobremesa) de matcha
2 folhas de mangericão fresco
1 queijo mozzarella fresco
80 gr de couve romanesco
4 tomates cereja amarelo
4 tomates cereja vermelho
60 gr de salmão fumado, cortado em pequenas tiras

Preparação
Começar por preparar o molho, ralando o pepino e espremendo-o bem para que liberte o máximo do seu liquido. Abrir o iogurte e retirar igualmente todo o liquido possível. Num recipiente juntar o pepino com o iogurte e acrescentar o dente de alho esmagado, o sal, a pimenta, o cebolinho e o sumo de lima. Envolver bem, provar e rectificar temperos, se necessário. Conservar no frio até à hora de servir.

Para as tarteletes começar por cortar a romanesco em floretes pequenos e levar a cozer em água temperado com sal durante 3-4 minutos. Retirar da água e reservar.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Para a base, levar a água ao lume num tachinho com uma pitada de sal, outra de pimenta um fio ligeiro de azeite e um dente de alho. Quando ferver juntar o matcha, mexer para que se dilua bem, e de seguida acrescentar a polenta, em chuva e delicadamente, mexendo sempre. Deixar cozinhar cerca de 4-5 minutos, mexendo continuamente. Retirar do lume e forrar o fundo e laterais das formas de tartelete com a polenta.

Numa pequena taça misturar uma colher de sopa de azeite com um pitada de sal, o mangericão picado e um dente de alho esmagado. Cortar os tomate cereja ao meio, juntar ao romanesco e envolver neste molho.
De seguida cortar o mozzarella em fatias e coloca-las por cima das bases de polenta.

Espalhar então por cima os tomates cereja e os floretes de romanesco, a gosto. Levar ao forno cerca de 15 minutos até o mozzarella estar derretido e os tomates ligeiramente assados.

Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e espalhar o salmão fumado por cima.
Na hora de servir acompanhar com o molho Tzatziki e com uma salada de agrião.

Texto, Receita e Fotografias: Susana Ferreira do Blog Basta Cheio e contribuidora do Saliva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>