Receitas, Receitas Saudáveis, Sobremesas
Leave a comment

Brownie de Batata Doce e Frutos Vermelhos

Hoje, dia Internacional da Mulher, é dia de celebrar, pela Mulher que somos e pelas que fazem parte da nossa vida! E qual a melhor forma de o fazer senão com um belo brownie?!?
Ah, brownie… e as calorias… pronto lá vou eu ter que ir correr 1 hora na passadeira para queimar tudo…
Errado!!!
Como gulosa assumida e entusiasta do fitness que sou, a minha “missão” é transformar pecados gastronómicos em deliciosas iguarias, saudáveis e saborosas, que possamos comer com prazer.
Esta receita é a prova que o saudável não tem que ser enfadonho e sem sabor, muito pelo contrário!
Os ingredientes utilizados fazem parte do meu dia-a-dia e, são bastante fáceis de encontrar devido à crescente preocupação pelo estilo de vida saudável.
Para alegrar ainda mais este docinho, juntei-lhe frutos vermelhos, que combinam na perfeição com o Mês em que nos encontramos, o Mês da Primavera e do Aniversário do Saliva.

O ingrediente principal da receita é a batata-doce, um hidrato de carbono com baixo índice glicémico, ideal para manter a saciedade, sendo indicada a quem sofre de diabetes ou quer emagrecer. Também coloquei farinha de arroz, isenta de glúten, para ajudar na consistência e fazer a ligação entre todos os ingredientes.
A cor e sabor a chocolate deve-se ao superalimento cacau cru, também apelidado de “alimento dos deuses”, que existe em diversas formas. Neste caso, utilizei em pó, pois contém menos gordura, mais proteína e fibra. É rico em antioxidantes, vitaminas e minerais bastante benéficos para a saúde. Uma vez que esta maravilha da natureza é amarga, e não é isso que se pretende, juntei-lhe dois adoçantes naturais: tâmaras e geleia de milho.
A tâmara, doce por excelência, é uma fruta extremamente nutritiva, e a geleia de milho, menos doce em comparação com as tâmaras, é produzida através de processos enzimáticos a partir do grão de milho de agricultura biológica.
Não podiam faltar os frutos secos, fundamentais em qualquer receita de brownie que se preze, assim escolhi as amêndoas, fonte de gordura saudável, que conferem uma textura crocante.
Last but not least, os frutos vermelhos, ricos em antioxidantes, que fazem toda a diferença e dão aquele toque especial.
Consumido com moderação, é uma sobremesa perfeita e saudável para este dia tão nosso!

Receita

Ingredientes
500g de batata-doce cozida
125g de tâmaras ao natural
80g de farinha de arroz integral
20g de cacau cru em pó
30g de geleia de milho
60g de amêndoa em palitos
125g de frutos silvestres


Decoração
Stevia em pó para polvilhar
Morangos
Frutos vermelhos
Cacau cru em pepitas
Bolas de chocolate proteicas

Preparação
Comece por cozer a batata-doce e enquanto aguarda, retire o caroço às tâmaras e corte-as em pedaços.
Remova a pele à batata-doce. Coloque num recipiente juntamente com as tâmaras e triture com a varinha mágica. Junte os restantes ingredientes, excepto as amêndoas e os frutos silvestres, e envolva bem até obter uma mistura homogénea. Adicione as amêndoas e os frutos vermelhos misturando com o cuidado para não partir as amêndoas nem esmagar os frutos vermelhos.

De seguida, forre um recipiente que possa ir ao forno, com papel vegetal e verta a mistura obtida anteriormente.

Leve ao forno por aproximadamente 35 a 40 minutos ou até verificar que tem a consistência desejada.
Inspire-se, decore a gosto e delicie-se sem culpas.
Feliz dia da Mulher!!!

Texto e Receita: Catarina Guerra do Blog Motivação Fit e contribuidora do Saliva
Fotografia: Cristina Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *