Outros Sabores, Queijo
Leave a comment

Queijaria, Cheese Shop & Bar

Quando um dia amanhece chuvoso e cinzento há que contraria-lo e torna-lo mais brilhante e colorido. Foi o que fiz ao perder-me pelos encantos e aromas do n.º 64 da Rua das Flores, em Lisboa. Bem no Chiado, podemos encontrar a Queijaria, Cheese Shop & Bar. Um conceito inovador e distinto que serve os apreciadores de queijo e não só. Um ponto de referência que ganhou vida pelas mãos dois mentores amantes de queijo.

Ao abrir a porta, um chocalho assinala a minha chegada. Do outro lado sou recebida com sorrisos de boas vindas que depressa vêm ao meu encontro. Sandra Antunes, uma das mentoras deste projeto privilegiou-me com uma visita guiada à Queijaria. Um espaço dividido por salas, todas elas com o seu preceito em torno do queijo. A primeira sala dispõe de uma decoração rústica, onde um móvel antigo alberga vários frascos de doces e compotas tradicionais. Continuando a visita agora do lado oposto, um pequeno espaço onde se pode adquirir utensílios para queijo. Desde as várias tábuas, às mais diversas facas, cada uma para o seu respetivo queijo. Os fondues e as raclettes não são esquecidos, assim como os raladores e alguns livros.

Junta-se a nós, o outro sócio Pedro Cardoso, fala dos queijos com tamanho entusiasmo e paixão. Uma viagem pela Europa, a descoberta de queijos únicos e o reforço do gosto pelos mesmos, fez com que este projeto fosse colocado em prática e alimentado até ao momento, confessam. Uma breve explicação acerca da origem e escolha dos queijos, tendo sempre como referência a qualidade e a produção artesanal, levam os meus olhos de encontro à vitrina e aquela infindável variedade de queijos que me proporcionam viajar pela Europa. Desde a Holanda até à Itália, passando por França e Suíça. Não esquecendo Inglaterra e o nosso país. Uns mais intensos que outros, classificados de 1 a 5, devem ser degustados sempre da esquerda para a direita, sendo assim colocados na tábua por uma ordem crescente de intensidade.

Mas a Queijaria é muito mais do que uma loja onde podemos adquirir os queijos na quantidade que desejarmos. Podemos nos sentar calmamente no Cheese Bar e apreciar uma tábua de queijos de excelência por nós escolhidos, acompanhados de um copo de vinho ou de uma cerveja artesanal. Foi o que fiz!! O Cheese Bar é um espaço acolhedor proporcionado pela luz indirecta da sala. Uma sala pequena, com o tecto em arcada que é decorado com espelhos conferindo-lhe uma maior amplitude.

À minha espera um couvert com pão de centeio, tostas de pão alentejano e broa de avintes, que casa com o azeite com algumas gotas de balsâmico e a manteiga de ovelha também ela artesanal. Cinco queijos chegam à mesa numa ardósia. Dou início à viagem de sabores, texturas e aromas, na companhia de um copo de vinho branco. De bem perto, da Região de Lisboa provo um Puro Chèvre. Um queijo de cabra de textura macia que se desfaz na boca e que combina na perfeição com um pouco de compota de frutos. Seguiu-se o Brie de Meaux, tão conhecido e ao mesmo tempo tão diferente dos que compramos nos supermercados. De sabor autêntico foi uma magnifica surpresa. A Terceira fatia levou-me até Bergamo em Itália, de seu nome Taleggio. Entre cada prova, recomenda-se uns frutos secos e uns morangos desidratados para limpar o palato e seguir caminho para desfrutar em pleno da próxima experiência. Continuando viagem, aterro em terras Holandesas com um Gouda Fermier com trufas negras. Devo dizer que é um queijo mais denso e com um toque das trufas negras visíveis na sua textura que me fizeram apaixonar. Por fim, regresso a Itália com um queijo de intensidade forte, deveras amanteigado que é servido em pequenas colheres. Se até aqui estava rendida, foi este maravilhosos Gorgonzola que me levou ao céu e me deixou a salivar. Entretanto foi chegando uma tábua com lombo de porco fumado e Cecina (presunto de vaca), com sabores distintos.

Este Cheese Bar para além das tábuas de queijos, oferece vários appetizers, saladas, raclettes, fondues e sobremesas, destaco o creme do bosque tão bem elogiado.

Apesar do seu público ser na maioria turistas, os mentores pretendem chegar cada vez mais aos portugueses, incentivando-os a apreciar queijos de qualidade e de excelência. Pretendem também a curto prazo iniciar alguns workshops ligados a esta iguaria.

Até lá…. Say Cheese and Smile!!

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *