Comer Fora, Costa da Caparica, Grande Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

Pelicano & Kikiriki

Restaurante&Bar é este o conceito do Pelicano & Kikiriki (2014), com uma ementa diferenciadora – cozinha portuguesa com um toque internacional de um chef executivo israelita – um espaço situado na Praia da Rainha, na Costa da Caparica, aberto todo o ano.

Assim que estaciono e saio do carro, ouço o mar. Haverá privilégio maior?

Aquando da minha visita, chovia. Nestes dias o S. Pedro não tem dado tréguas. Porém já Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa dizia que “um dia de chuva é tão bonito como um dia de sol. Ambos existem. “e tenho que confessar, que concordo plenamente. Estar neste espaço acolhedor, de cor predominantemente branca, num dos cantos uma zona mais intimista, música ambiente que não atropela as conversas, temperatura ambiente adequada (ainda que a lareira, disposta a meio da sala, não esteja acesa) e usufruir de uma refeição sem pressa e com as gotas a bateram na janela, é simplesmente fantástico.

Lá fora o mar, o céu imenso e as gaivotas. Cá dentro, a viagem desgustativa começava:

 “Focaccia” com o molho de tomate. Sabem quando dizem que só vão comer um pouco e apetece comer tudinho? Foi o que aconteceu. Pão doce crocante com sal marinho e alecrim. Que delícia! Os petiscos são variados e fiquei rendida à terrina de galinha do campo com o chutney de beterreba (leve e de cor vibrante). A minha primeira reação foi hummm! De seguida, o ceviche peruano com dourada marinada com lima, coentros e azeite acompanhado com pão torrado qb. Tão refrescante!

Peixe & Marisco ou Carne? Definitivamente, peixe. Ainda que as bochechas de porco preto confitado com esmagada de batata doce me tivessem piscado o olho. Arrisquei num lombo de atum fresco com cebola caramelizada e batata assada. Confesso que adoro atum porém cebola nem por isso. Fiquei rendida! Tão, tão bom. Sinergia mais que perfeita.

Quando perguntam: Deseja sobremesa? Claro que sim. A questão é mesmo escolher. Finalizei esta viagem ao mundo dos sabores do Pelicano & Kikiriki com um Fofo de goiabada com molho de caramelo e gelado. O fofo é mesmo fofo. Adorei este mix de quente & frio! Noutro dia, será o crumble de inverno com bola de gelado ou o tiramisu caseiro. Felicidade total!

A apresentação dos pratos é simples e elegante. Os produtos são todos caseiros. A ementa é variada e equilibrada. O atendimento é atencioso, preciso e simpático. Um espaço acolhedor para um momento a sós, a dois, em família, com amigos. Sentimo-nos convidados para celebrar uma festa (o amor, a vida, o tempo). Ao sair, o meu olhar pousa sobre uma placa que diz: I Love to the Beach and Back e fica a promessa, voltaremos.

 Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *