A qualquer hora, Cafés, Comer Fora, Grande Lisboa, Lisboa
Leave a comment

Copenhagen Coffee Lab

A ONU já o classificou como país mais feliz do mundo e podemos viver um pouco dessa alegria e tranquilidade bem perto da Praça das Flores, no Príncipe Real. De Copenhaga para Lisboa, vem o Copenhagen Coffee Lab, pela mão de três Dinamarquesas, duas irmãs e uma amiga (com raízes portuguesas) que nos oferece uma viagem direta para o estilo de vida nórdico.

Somos rapidamente atraídos pela decoração minimalista, e cheirinho a café a pairar no ar, que nos faz entrar automaticamente em modo zen. É isto e um estado de dúvida que se instala quando olhamos para o menu. Felizmente temos sempre a Helle ou a Susan (as duas irmãs) que nos ajudam a perceber as diferenças que podemos encontrar ao pedirmos um café expresso ou um café filtrado, facilitando a escolha. Pessoalmente, senti-me logo atraída pelo café filtrado, não só porque prometia espetáculo na sua confecção mas também porque me prometeram que quem não consegue beber café sem açúcar, aquele bebe de certeza! E eu, gosto do meu café doce e de desafios… Achava eu que ao primeiro contacto, ia logo a correr para o açúcar. Enganei-me!

Quando lá forem, peçam o café filtrado, vale bem a pena! Todo o processo, desde a temperatura e quantidade da água, rigorosamente controlados, a pesagem do café e, finalmente, o cuidado com que a água é vertida sobre o café faz-me voltar às aulas de laboratório de química, em que nada podia falhar, nem um grama, para que o resultado fosse perfeito. E, de facto, o sabor corresponde à delicadeza do processo. Mais do que café, daquela experiência laboratorial, nasceu uma espécie de mantinha suave de inverno, com um sabor bem mais aromático do que o expresso a que estamos habituados e sem necessidade de lhe acrescentar um grão de açúcar!

Para acompanhar? Bem sabemos que nós, os Portugueses, gostamos de tomar o nosso café com algo doce e aqui isso não foi esquecido. Tipicamente nórdicos, os bolinhos de canela, cinnamon buns, vieram para fazer as delícias de quem passa por ali e, atenção, são viciantes!

Então e só há café? Não, caros leitores, não há só café. Aqui também podem vir fazer algumas refeições. Sugiro que provem o pão típico dinamarquês, de centeio e sementes, o rye bread, com compotas, para começar o dia, acompanhado do vosso café ou, quem sabe, passar há hora de almoço e fazer uma refeição leve!

Proponho ainda este espaço para quem gosta de estudar ou trabalhar fora de casa. Quando lá entrei, percebi que mais de metade das pessoas tinha um laptop à frente… Até eu fiquei com vontade de pegar num bom livro e deixar-me ficar. É um local que reúne os requisitos para uma tarde tranquila, com música ambiente discreta, paisagens nórdicas que percorrem as paredes e um serviço atencioso e descontraído.

Facebook

Fotografias: Sara Cabido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *