Chef da Semana, Chefs
Leave a comment

O Chef da semana é | Miguel Silva

MiguelSilva

Miguel Silva, 33 anos, natural de Castelo Viegas, no concelho de Coimbra. Apesar da sua tenra idade soma já 13 anos ao serviço da cozinha deixando a sua marca por várias casas.

O seu percurso teve um início “militar”. Foi durante o serviço militar obrigatório que estudou cozinha e onde iniciou a sua carreira. Em 2006 deixou de “alimentar as tropas” e rumou ao LA caffé que pertence à cadeia portuguesa Lanidor, onde permaneceu três anos. Em 2008 decide dar um salto e integra a equipa de Fausto Airoldi, na altura chef responsável pela cozinha do Casino Lisboa. Após uma temporada de aprendizagem volta ao LA Caffé já como Sub Chef. Outros convites se seguiram, Hotel Villa Batalha como Chef de cozinha, hotel do Carmo, Hotel Oasis plaza do Grupo da eurostars, Tivoli Coimbra e finalmente o Palácio da Lousã onde continua como Chef do Restaurante deste hotel.

Apesar de 13 anos de carreira não descura a sua aprendizagem e usa os seus, poucos, tempos livres entre família e o estudo de novas técnicas.

Com inclinação para os salgados, o seu ingrediente predileto é o nosso tão português arroz carolino da região baixo Mondego, em contrapartida o seu “calcanhar de aquiles” fica nos picantes, por ser um ingrediente de dosagem incerta; o que é picante para ele pode não o ser para o seu cliente.

Fã de petiscos por serem “relaxantes”, a casa que recomenda é o Dux Pestiscos e vinhos na cidade de Coimbra.
Apesar de uma carreira já com provas dadas, tais como 3º lugar como Chef Cozinheiro do Ano, continua com olhos no futuro. O seu próximo objectivo é que a sua cozinha no Restaurante do Hotel Palácio da Lousã, seja reconhecido. A longo prazo partilha o sonho de integrar uma cozinha auto-sustentável com produtos próprios e sempre da época, onde os menus fossem pensados diariamente de acordo com o que a horta lhes der.

“Motiva-me satisfazer o cliente, proporcionar-lhes momentos únicos de sabores e texturas!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>