Carne, Dias Comemorativos, Receitas
Leave a comment

Carré de Borrego com legumes baby e chips de batata doce

No próximo Domingo é dia de ter a casa cheia. É dia de Páscoa! E como já tinha dito anteriormente é uma celebração de que gosto muito, isto porque me lembro de esconder os ovos de chocolate da minha irmã mais nova para ela ir à ‘caça aos ovinhos de chocolate’.

Belos tempos, deixam-me sempre nostálgica e, tirando partido dessa nostalgia já sei que receita escolher para esse dia! Tenho apenas que a reler muito bem, porque já passou algum tempo desde que vi a minha avó confeccioná-la.

Então, a receita é Carré de Borrego com legumes baby e chips de batata doce.
Considero-a muito equilibrada a nível nutricional e para além disso sei que vou fazer as delícias da família toda.
A receita que tenho aqui nos meus apontamentos, é apenas para 2 ou 3 pessoas. Vou relê-la assim e no dia de ir às compras logo ajusto as quantidades consoante o número de pessoas que vierem. Não tem nada que saber.
Ora bem, então vão ser necessários 120gr de Carré de borrego (cerca de 4 costeletas), Couves de Bruxelas, alguns legumes baby como Cenouras e Milho, Ervilha de trincar, 2 dentes de alho, 1 batata doce, 1 cálice de Vinho do Porto, azeite, sal, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de farinha e eu vou adicionar aqui um ingrediente que não consta na receita da minha avó, mas que vai torná-la ainda mais intensa, que é Tabasco Garlic.
Não vou ter que comprar tudo, mas pelo menos o borrego e os legumes baby, vou ter que me levantar cedinho e trazer essas frescuras que me faltam, e ter tempo de confecionar tudo com a devida calma e o devido amor, que as receitas merecem.

A preparação é simples, mas mesmo assim vou reler mais uma vez para não deixar nada ao acaso. Ora então, tenho que temperar o carré com alho, sal e azeite, corto a batata doce em rodelas muito finas, para depois ao fritar ficarem bem crocantes e estaladiças.
Numa frigideira, coro o borrego, até ficar com uma crosta douradinha. Preparo um tabuleiro para por o carré e levo ao forno a 180º entre 6 a 8 minutos, até estar no ponto que me agrade.

Vou reutilizar a frigideira onde corei a carne para fazer o molho. Basta juntar a manteiga à farinha, deixar a manteiga derreter, e de seguida adicionar um cálice de Vinho do Porto, sal e o meu ingrediente especial, o Tabasco Garlic. Deixo ferver.
Dou uma breve cozedura as couves de bruxelas, às cenouras baby, ao milho baby e às ervilha de trincar e de seguida salteio numa frigideira com azeite e alho, temperados de sal e uma gota de Tabasco Garlic.

Vou buscar a batata doce que tinha cortado em rodelas previamente para as fritar. Quando estiverem douradinhas, tempero com sal fino.

Legumes Baby e Chips de Batata Doce

Estando tudo devidamente confeccionado, poderei servir em travessa, pondo o carré acompanhado com os legumes, a ser regado com o molho e a acompanhar com as chips de batata doce!
Ao ler esta receita consigo recordar-me perfeitamente dos sabores, altura em que eu ainda não tinha idade para cozinhar!
Fico muito feliz por ter encontrado o prato perfeito para servir à minha família nesta celebração da Páscoa.
E o melhor é que lhe dei um toque pessoal com o Tabasco Garlic, sem alterar de todo a receita!

Páscoa

Daqui a uns dias já volto a cozinhar só para mim… ando com uma receita escrita num guardanapo há semanas…

………

Fotografia&Styling: Cristina Vaz
Texto: Rafaela Avidago
Receita: Filipa Antunes

Já conhece o STELLER? Então espreite aqui esta história…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *