Comer Fora, Grande Lisboa, Lisboa
Leave a comment

Casa de Pasto

“Primeiro estranha-se e depois entranha-se”. Tomamos de empréstimo as palavras de Fernando Pessoa para definir a sensação de entrar na Casa de Pasto. O primeiro andar do n.º 20 da Rua de São Paulo é um desafio aos sentidos. Em primeiro lugar, a visão é convocada para receber todos os estímulos provocados pela decoração revivalista. De seguida, o paladar é posto à prova com propostas inesperadas, numa plenitude de sabores.

Na Casa de Pasto o presente encontra o passado. A decoração é vintage, com objetos que remetem para um passado bem português. Uma mistura de épocas e gerações. Encontramos salas com paredes forradas a papel florido e com pratos com provérbios populares, loiça de cariz popular, bibelots kitsch e outros elementos estanhos que nos fazem sorrir, pela surpresa ou pela identidade. Uma mistura de estilos que proporciona um ambiente acolhedor, agradável e descontraído. A contemporaneidade é marcada por elementos diferenciadores, como por exemplo os “porcos voadores”, instalação do artista plástico Leonel Moura.

A plenitude de sabores chegou-nos através das tentadoras sugestões da carta de outono/inverno, uma criação da responsabilidade do Chef Diogo Noronha. Em primeiro lugar, o que nos deixou em êxtase: topinambur gratinado (momento em que pensámos: isto é mesmo um tubérculo?), acompanhado da controversa Presa Ibérica. A não perder o surpreendente Pezinhos de porco em escabeche, laranja e azeitonas pretas (esqueça tudo o que pensa/sabe/viu/provou relativamente a pés de porco – este prato é uma coisa completamente diferente!), o Bacalhau assado na brasa, royal de cogumelos, batata-doce, couves e rábanos e o Bisque de crustáceos, camarão de Espinho, nata azeda e espinafres selvagens.

O Chef Diogo Noronha está a preparar a nova carta primavera/verão, pois na Casa de Pasto a carta muda de 6 em 6 meses, dando prioridade aos ingredientes da estação. Conta com a colaboração do Chef residente Nélio Mendes, do Chef Pasteleiro Clayton Ferreira e do Chefe de bar Fernão Gonçalves. Com esta equipa, as sobremesas e os cocktails vão, certamente, continuar a ser imperdíveis e nos pratos da nova carta vai encontrar ingredientes frescos e sazonais, de Braseiro, como o polvo ou bacalhau, com recriações contemporâneas e inesperadas da cozinha portuguesa.

A Casa de Pasto foi a primeira incursão da empresa Mainside na área da restauração (responsável pela LX Factory, pela Pensão Amor e pela Vinharia), a que se seguiu o Rio Maravilha e, no futuro, um novo projeto no antigo Hospital do Desterro. O nome Casa de Pasto é uma homenagem aos antigos restaurantes familiares do início do séc. XX, conhecidos pelo ambiente familiar e pela cozinha caseira, onde se recebiam amigos, familiares e clientes de forma descontraída. Nesta Casa de Pasto vai também encontrar descontração e bom ambiente, um atendimento simpático, atencioso e informal. O Saliva provou e aprovou! A Casa de Pasto é para repetir, muitas e muitas vezes, em todas as estações do ano!

Facebook

CasadePasto1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *