Lanche, Pequeno Almoço, Receitas, Receitas Saudáveis
Leave a comment

Panquecas de Alfarroba

Não sei explicar quando foi nem exactamente porque foi, mas aconteceu e instalou-se em mim e não me quer largar! Muitos de nós queremos à força que aconteça, mas à força não acontece, nem mesmo quando o desejamos muito no inicio do novo ano e no meio de tantas resoluções lá está ela: “Este ano quero fazer uma alimentação saudável…”…seja lá o que isso for!

Há cerca de 2 meses, comecei a fazer uma alimentação saudável. Sei que ainda é cedo para lançar foguetes mas vá lá – yeeeeehh!! A verdade é que fui radical ao ponto de deitar fora alguns alimentos (muitos) que tinha nas prateleiras e gavetas da cozinha – que nesse dia ficaram praticamente vazias – e substitui-los por novos e fantásticos ingredientes que ainda me surpreendem todos os dias. Por exemplo, deixei de usar açúcar branco e passei a usar geleia de arroz; deixei de usar óleos refinados e passei a usar óleo de coco de primeira pressão a frio; deixei de acompanhar sempre com o mesmo arroz branco enfadonho e passei a comer arroz integral, trigo sarraceno, quinoa e leguminosas como as lentilhas.

É claro que mais do que decidir fazer-lo, manter é o mais difícil. Na sociedade que vivemos é por vezes impossivel contornar todas as regalias que nos oferecem: comida pré-cozinhada, pastelarias com montras apetitosas ao virar da esquina, restaurantes de fast food que nos facilitam tanto a vida todos os dias… enfim…vocês sabem!

Não me tornei fundamentalista, mas neste momento, que acredito ainda ser muito cedo para outras descrições mais detalhadas, sinto-me orgulhosa de poder dizer que faço uma alimentação que me faz sentir melhor por dentro e por fora e que, para quem comia uma tablete de chocolate acompanhada de um saco de batatas fritas, ter passado a beber quase 2 litros de água por dia e introduzir ingredientes como a Alfarroba, Trigo Sarraceno, Tahine e outros nomes pomposos na sua alimentação, é um passo gigante do tamanho do mundo!

Isto tudo para dizer que hoje é um grande dia, pois decidi divulgar esta minha nova condição, a de comer saudável e, com isso criar uma nova secção no Saliva – “Receitas Saudáveis“-. Receitas estas que tem em consideração o tipo de ingredientes utilizados, assim como todos os benefícios nutricionais.

Ora cá vai a primeira!

Panquecas de Alfarroba

(brevemente vamos falar sobre a Alfarroba não se preocupem)

Faz 3 panquecas (quantidade suficiente para um lanche ou um pequeno almoço individual)

Ingredientes
1 Ovo
2 claras (80ml) (embalagem na zona dos refrigerados)
4 colheres sopa de farelo de Aveia
1 colher de sopa de farinha de Alfarroba
Óleo de coco (opcional)
Morangos q.b.
Mel q.b.

Preparação
1. Coloque o ovo, as claras, a aveia e a alfarroba no misturador e triture.
2. Numa frigideira pequena e anti-aderente coloque uma noz pequenina de óleo de coco e deixe derreter. Se a frigideira for de boa qualidade não precisa de usar o óleo.
3. Coloque o preparado até preencher o fundo da frigideira.
4. Deixe fritar durante 1 a 2 minutos e, com uma espátula, virar a panqueca. Repita o processo.
5. Sirva com a sua fruta preferida, mel e acompanhe com uma chávena de chá verde.

A Alfarroba tem um leve paladar que faz lembrar chocolate e se não pode passar sem este ingrediente, esta é uma boa opção para enganar o estômago!

Gostou da loiça que usámos nesta receita?
(clique nas imagens e descubra como pode adquiri-las)

Prato DaTerra - Papua Chavena DaTerra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *