Chef da Semana, Chefs
Leave a comment

O Chef da semana é | Ädu

ChefAdu4

Chef Ädu conta-nos a sua história enquanto o sol ilumina o Bistrô Edelweiss, espaço carismático, bem decorado, repleto de detalhes nas escolhas do mobiliário e objectos decorativos. Esta é a sua casa, onde ao jantar se cruzam clientes, vizinhos e amigos que vêm em busca da boa gastronomia Suíça num ambiente discreto e caseiro.
Conhecer a seu percurso é ser espectador de um caminho cheio de experiências e viagens resultantes das múltiplas passagens por espaços ligados à área da restauração e hotelaria.

Ädu iniciou nos anos 70 o seu percurso num resort turístico nas montanhas suíças onde trabalhava sazonalmente durante os meses de verão e Inverno. Nas restantes épocas descia à cidade e completava o curso profissional de cozinha. Terminados os estudos e já com alguma bagagem, entra num dos mais conceituados hotéis da Riviera Suíça, o Montreux Palace. O orgulho de poder colaborar numa cozinha de um hotel de cinco estrelas foi perdendo a sintonia com os seus intuitivos propósitos. Respeitava a hierarquia implementada numa cozinha de grandes dimensões mas sentia os seus dias demasiado rotineiros e díspares do seu carácter autónomo e livre.

É transferido para uma cozinha mais pequena e posteriormente para o Bar de piscina do hotel. O contacto e relação directa com o público proporcionavam-lhe a desejada empatia, ponto de partida para futuros compromissos. Em Ticino, no sul da Suíça como empregado de mesa, na cozinha de num cruzeiro, numa viagem à Austrália e de volta à Suíça, onde retoma os estudos numa conceituada escola de gestão hoteleira.

Foi em Basileia que ganhou paixão pelo trabalho de bar, onde se tornou num dos melhores barman da cidade. Reconhecia caras, memorizava pedidos, fixava clientes que apreciavam a sua agilidade, simpatia e rapidez com que se movia atrás do balcão. Depois de uma pequena herança tomou a decisão de gerir o seu próprio negócio e partir para um outro país à procura de novas oportunidades. Juntamente com o seu companheiro Marc viajam para França e é em Nice que permanecem sete anos gerindo um lounge-bar.

Novas aventuras honram novas conquistas, em busca de uma nova cidade, de abrir um novo negócio. Lisboa tinha esse je ne c’est quoi que os cativou e aliciou à abertura de um bar no Bairro Alto, o Heidi Bar. Durante esse tempo noctívago, Ädu nunca deixou de parte a paixão e entusiasmo pela cozinha, manteve sempre o hábito diário de cozinhar, de criar maravilhosas receitas caseiras e de ser Chef num ambiente mais privado.

Convencido por Marc, Ädu assume que chegara a hora de mostrar aos outros o seu entusiasmo e talento como Chef autónomo, no seu espaço, na sua cozinha, à sua maneira. E assim acontece há três anos e meio, um envolvimento perdurável da recriação de novos pratos ou receitas suíças utilizando alguns dos produtos locais portugueses.

Bistrô Edelweiss, em Lisboa esclarece-nos do seu potencial criativo na veracidade dos pormenores, dos sabores e cores na excelência da matéria-prima, do preciosismo suíço humildemente espelhado em toda a sua cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>