Faz Bem, Receitas, Receitas Saudáveis
comments 3

Kefir

Lembro-me quando era muito mais nova, de a minha mãe fazer um iogurte que eu detestava. Bem, mas isso era esse iogurte e muitas outras coisas! Coisas essas, que hoje, são impossíveis deixar de comer.
Com esta nova onda de saudável encontrei-me com as minhas lembranças mais profundas e fui (re)descobrir o que era aquele iogurte que a minha mãe fazia. Pois bem, ela não o conhece por Kefir e sim por flor do iogurte… independentemente do nome, a verdade é que, depois destes anos todos percebi o que andava a perder!

Andei a pesquisar e descobri que o Kefir é um alimento probiótico produzido através da fermentação do leite, que cria uma massa semelhante ao iogurte. Contudo, tem um valor nutricional muito superior ao do iogurte. Ou seja, é muito saudável! As “florzinhas” ou grãos são idênticas à couve flor e é um fungo que cresce em qualquer tipo de leite: vaca, cabra, ovelha, soja, coco, arroz… Melhor que isso é quando estamos fartos, colocamos os grãos em água no frigorifico e eles param de crescer, tipo assim uma hibernação. Podem inclusivamente ser congelados. Depois de algumas utilizações eles vão crescendo e convém doá-los a alguém, nunca deite fora grãos de Kefir pois o seu valor nutricional não tem preço. Existe ainda em muitas comunidades este movimento de doar Kefir e nunca vender ou comprar!
O seu sabor é assim meio agridoce, levemente azedo, mas muito refrescante.
E uma optima altura para aplicar a frase de, “No início estranha-se…”

Kefir1

Então a processo é o seguinte:

1. Para começar, vai precisar de uma colher de sopa de grãos de Kefir e 1/2 l de leite (à sua escolha, só não pode ser desnatado).
2. Coloque os grãos de Kefir no frasco de vidro e cubra de leite.
3. Com um tecido e um elástico ou cordel, tape o frasco. Não use a tampa do frasco pois o Kefir precisa de respirar ou então vai azedar.
4. Coloque o frasco num local escuro. Não coloque no frigorifico, pois como lhe disse, o Kefir hiberna com o frio e o processo de fermentação não acontece.
5. Mais ou menos 24 horas depois, coe o Kefir por um passador de plástico e não utilize nenhum utensílio de alumínio pois este vai danificar as propriedades do  Kefir.
6. Coloque o liquido em frasquinhos no frigorifico e beba fresco.
7. Repita todo o processo ou coloque o grãos de Kefir em água no frigorifico.

Eu experimentei colocar uma colher de cacau mas como o cacau não se dissolve muito bem ficou  apenas um sabor ligeiro.
Experimentei também adicionar 2 morangos e bater no liquidificador e, Adorei!

Para já não temos suficiente Kefir para doar, quando tivermos avisamos!

3 Comments

  1. Diana Barbosa says

    Posso usar então outro bebida sem ser Leite? Poderei utilizar bebida de soja, tipo da alpro? Desde Março que deixei de beber leite. Uma senhora ofereceu me kefir à uns meses, então como por vezes passo meses fora de casa, congelei.

    • Saliva says

      Olá Diana, como referimos no nosso artigo, pode usar qualquer tipo de leite (Soja, Amêndoa, Aveia…) desde que não seja desnatado.

  2. Gabriela Ferreira says

    Bom dia ~
    Como posso fazer para obter graos de Kefir?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *