Receitas, Receitas Saudáveis, Sem categoria, Vegetariano
Leave a comment

Hamburguer de Grão e Lentilhas

Ainda em estilo saudável, sabiam que as leguminosas são a principal fonte de proteína da alimentação vegetariana? E que as lentilhas têm o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo? Pois bem, então aqui estão elas neste fantástico hamburguer de comer e chorar por mais.

Quantidades: Faz 4 hamburguers
Dificuldade: Fácil
Tempo: 10 min de preparação + 20 min forno

Ingredientes
300 g de Lentilhas cozidas
300 g de Grão de bico cozido
1 Cenoura ralada
1 Cebola
1 colher de sopa de Caril em pó
1 colher de sopa de Gengibre em pó
Azeite q.b.
Farinha de Grão q.b.
Sal marinho q.b.
Coentros

Preparação
1. Coza as lentilhas numa panela com água e sal durante 10 minutos. Tenha atenção que as lentilhas aumentam o seu volume e para 300gr de lentilhas cozidas precisa de apenas 150 gr de lentilhas cruas. Depois de cozidas escorra e reserve.
2. Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte a cebola cortada em rodelas, o caril e o gengibre.
3. Mexa até a cebola ficar macias. Reserve.
4. Num processador triture o grão de bico, as lentilhas, a cenoura, os coentros e a cebola pré cozinhada. Triture apenas alguns segundos para obter uma pasta com alguns grumos. Não estamos à procura de uma pasta cremosa.
5. Coloque a mistura numa taça, junte um pouco de farinha de grão de bico e uma pitada de sal, e com as mãos misture tudo até a massa ficar moldável e se soltar das mãos. Pode adicionar mais farinha de grão se achar que ainda não tem a consistência ideal.
6. Molde os hambúrgueres com o tamanho pretendido e num tabuleiro de ir ao forno coloque um fio de azeite. Disponha os hambúrgueres.
7. Sirva com uma salada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *