Gluten Free, Lanche, Pequeno Almoço, Receitas, Receitas Saudáveis
Leave a comment

Gluten Free

Imaginem que, de um dia para outro, vos diziam que teriam de deixar de comer aquele pãozinho branco delicioso, aquela massa estupenda do vosso restaurante preferido ou aquelas bolachas que saboreavam diariamente. Isto tudo devido a um dos demónios alimentares do século XXI: o glúten. É comumente apelidado de “proteína pegajosa” por ser uma espécie de cola que permite juntar a mistura da farinha para fazer massa de pão, mas está presente em todos os alimentos que contenham trigo, centeio, cevada, espelta, bulgur e kamut.

Uma mínima parte da população nasce geneticamente predisposta à doença celíaca e uma outra parte mais significativa cria, ao longo da vida, uma intolerância ao glúten. Os celíacos sofrem uma manifestação mais extrema face ao glúten, sobretudo ao nível do sistema digestivo (intestinal). Eu insiro-me no grupo dos intolerantes ou, melhor dizendo, no grupo de pessoas que fica com uma “varicela” sempre que dá uma trinca num pão cheio de trigo e que tem de dar palestras quase diárias sobre o que é o glúten. Ser intolerante é ter opções muito limitadas no que diz respeito a ir jantar fora, ler tabelas nutricionais a toda a hora, ter que andar sempre com comida permitida na mala e – quando apetece mesmo aquele bolo de chocolate suculento – explicar, no dia seguinte, a toda a gente que não é menino ou menina; é só o inchaço abdominal resultante da reação ao glúten.

Fora essas particularidades, é descobrir um mundo novo, mais saudável e – antes de tudo – criativo. Redescobrem-se sabores, aprende-se a substituir alimentos e inventa-se coisas deliciosas que se pode comer sem a culpa lá no meio. Apesar de tudo, levar a cabo uma alimentação sem glúten é permitir ao nosso organismo ser mais puro.

Panquecas de Arroz Gluten Free

Receita para +/- 4 panquecas
Ingredientes
1/2 chávena de farinha de arroz
2 ovos
1/2 chávena de leite de soja (ou leite de vaca magro)
1 colher de chá de fermento sem glúten
1 colher de chá de linhaça moída
1 colher de chá de canela em pó

Misturar a farinha, os ovos e o leite. Bater bem e adicionar os restantes ingredientes até se obter uma mistura homogénea e sem grumos. Numa frigideira anti-aderente (ou colocar um pouco de óleo de côco) e, em lume brando, deixar dourar as panquecas dos dois lados.

………

Fotografia&Styling: Cristina Vaz
Texto e Receita: Margarida Coelho

Gostou da loiça que usámos nesta receita?
(clique nas imagens e descubra como a pode comprar)

PratoDaTerra1 ChavenaDaTerra1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *