Receitas, Receitas Saudáveis, Saúdavel, Snacks
Leave a comment

Olá Batatas…doces!

Asterix, Monalisa, Ágata e Elvira não são apenas personalidades de cultura geral mas também são, espécies de batatas. No entanto, como não somos especialistas de batatas, tudo o que procuramos saber é se a batata é branca ou se a batata é vermelha. Até hoje…porque vai começar utilizar a batata doce para tudo!

Sabemos que a batata branca é para cozer e acompanhar um bom bacalhau e que a batata vermelha serve para fritar, de modo a complementar um belo hambúrguer. Com a batata doce, essa divisão acabou e vai poder cozinhá-la das diversas formas. Desde assada, frita e cozida, a batata doce é deliciosa, surpreendente e acompanha bem qualquer prato.

Alia a estas características de salivar, o facto de ser rica em vitamina A, B6, vitamina C, fibras, potássio e cálcio. Além disso, é muito recomendada em dietas, uma vez que fornece valores calóricos de forma equilibrada para o nosso organismo, sem aumentar o açúcar no sangue!

Voltando à preparação da refeição, sugiro que a apresente aos seus amigos frita, cortada às fatias bem finas com casca, ou então, numa primeira experiência, assada, com casca, e sem necessidade de cozer primeiro. É uma delícia!!
Experimente. E não se esqueça de abrir uma garrafa de vinho tinto e colocar um álbum de José González enquanto estiver a preparar essa deliciosa refeição para surpreender os seus amigos.

Batata Doce assada no forno com paprika e oregãos

Para 2 pessoas
2 Batatas doces (amarelas, roxas ou brancas)
1 pitada de Paprika
Oregãos
Sal
Azeite

1. Lave as batatas sem as descascar.
2. Corte em rodelas finas mas não muito.
3. Num tabuleiro de ir ao forno coloque um fio de azeite e disponha (sem sobrepor) as batatas.
4. Polvilhe com o sal, os oregãos e a paprika.
5. Leve ao forno até ficarem douradas (+/- 10 minutos a 180º). Só ficam estaladiças se forem suficientemente finas, ao contrário ficarão sempre moles.

….

Receita, Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *