Peixe, Receitas
Leave a comment

Gratinado de Bacalhau com Espinafres e Broa

Sou petisqueira! Adoro comer “comida de verdade”, reconfortante e cheia de sabor! E se o ingrediente principal for bacalhau melhor ainda!

Tenho o hábito de tentar reproduzir em casa os pratos de restaurante de que gosto particularmente. Pelo seu paladar, textura e aspeto tento adivinhar os ingredientes e como terá sido confecionado.

O prato que vos proponho hoje é a minha interpretação (com a preciosa ajuda da bimby) de um bacalhau delicioso que comi por Portalegre. Bom apetite!

Ingredientes puré de batata
1 kg de batatas pr/ fritar descascadas e em pedaços
400 gr de leite
40 gr manteiga
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Ingredientes molho bechamel
750 gr leite
75 gr farinha sem fermento
40 gr manteiga
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

Ingredientes bacalhau
Bacon em cubinhos q.b.
400 gr bacalhau demolhado desfiado
1 cebola
3 dentes de alho
70 gr azeite
1 embalagem de espinafre baby, com as folhas partidas “grosseiramente”
Coentros q.b. picados

Para a cobertura
Meia broa em pedaços pequeninos salteada em azeite (não completamente desfeita)

Passo 1 – Puré de Batata
Insira a borboleta. Coloque no copo a batata, o leite e o sal e programe 30 min/90°C/vel 1. Adicione a manteiga, a pimenta e a noz-moscada e programe 30 seg/vel 3. Tem de ficar homogéneo e cremoso (se necessário acrescente mais leite). Retifique os temperos. Reserve metade numa taça grande (com o triplo da capacidade).

Passo 2 – Refogado de Bacalhau
Com o robot de cozinha lavado e seco, coloca-se no copo o azeite, a cebola e os alhos e tritura-se 8 seg, vel 7-8. Depois acrescenta-se o bacon em pedaços e o bacalhau desfiado e refoga-se 5 min, vel 1, temp 100º. Verifique a quantidade de azeite e ponha mais um pouco se considerar necessário. Acrescenta-se os espinafres e continua a refogar à mesma velocidade e temperatura durante mais 2 minutos. Junte os coentros picados e reserve.

Passo 3 – Molho Béchamel
Sem lavar o robot de cozinha, coloque no copo todos os ingredientes e programe 8 min/90°C/vel 4. Junte o molho bechamel ao puré de batata, aos poucos, e envolva muito muito bem (eu nunca uso todo o bechamel, sobra sempre um bocadinho – vou juntando aos poucos até obter a textura ideal, nem muito líquida nem muito espessa – o objetivo é que o resultado seja cremoso)

Passo 4 – Preparação da Broa (em simultâneo com o passo 3)
Enquanto o robot de cozinha faz o molho bechamel, salteie a broa em azeite e alho numa frigideira até ficar douradinha (e seca).

Passo 5 – Finalização
Coloque no fundo do tabuleiro o refogado de bacalhau, bacon, espinafres e coentros; cubra com o creme de puré de batata e bechamel; por fim, cubra com a broa salteada e leve ao forno até ficar com a broa bem tostadinha e com um aspeto dourado.

Acompanhe com uma salada mista e um vinho tinto.
Sugestão 
Padre Pedro 2011 da Casa do Cadaval.

Dica
A receita é para 1 kg de batata – eu uso apenas metade do puré nesta receita, a outra metade congelo em forminhas de gelo e quando preciso, naqueles dias em que não há tempo, é só colocar num tacho com um pouquinho de leite, ir misturando à medida que descongela, e o puré fica pronto num instantinho).

….

Receita: Rita Grácio
Produção: Filipa Antunes
Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *