Cascais, Comer Fora, Grande Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

Hemingway Cascais, Restaurante Bar

Há viagens que encantam logo ao sair de casa. Seguir pela marginal até Cascais é um privilégio. As praias quase vazias porém com finais de dia já a chamarem o verão. Tardes que se prolongam e que nos trazem boas energias.

Chegar à Marina de Cascais é deixar a alma sair do corpo e navegar pelo mar. Subimos ao primeiro piso e chegamos ao Hemingway Cascais, Restaurante Bar – espaço antigo que foi renovado em 2003 por Telma e Pedro Vaz Moura. Lá fora a marina, o Atlântico e o terraço coberto. Cá dentro, do lado direito as mesas e cadeiras e o sofá cheios de cores vibrantes que convidam a sentar e a tomar um cocktail. No centro, o bar. As cores das garrafas saltam à vista e destacam-se. Do outro lado, o restaurante. O vermelho predomina e aquece o espaço. Decoração quase em estilo vintage ainda que deveras elegante. Há uma privacidade latente entre as várias mesas. Partilhamos o mesmo espaço mas cada mesa, tem um espaço próprio que nos acolhe e envolve como se estivemos a “sós” com a nossa companhia.

Somos convidados a sentarmo-nos. Degustação com harmonização de vinhos. Soa tão bem (e no fim vamos perceber que sabe ainda melhor). Foi-nos perguntado se tínhamos alguma intolerância e se não apreciávamos algo. Nada a declarar. Deixar a viagem dos sentidos começar sem ter um rumo definido é arriscado q.b., porém deixem que vos diga, no Hemimgway Cascais, é intensamente delicioso.

Quando comemos, viajamos e tudo pode acontecer. Começámos com os cockails, elaborados com fruta fresca, como aperitivos: Framby (Tanqueray gin, framboesa, limão e lima) com cor intensa, sabor ácido e antioxidante, que se intensifica a cada bebericar. Adorei o detalhe das framboesas dispostas sobre as extremidades do copo. O Tanqueray Strawberry Mojito (Tanqueray Gin, morango, lima, hortelã) tão refrescante.

Seguimos para a Tapana de azeitonas frescas, mousse de beringela e hortelã fresca, manteiga caseira com ervas finas & azeite da Herdade do Esporão. A acompanhar pão sementes de girassol, pão malte (é-nos dado a escolher). Sentir o sabor dos elementos apresentados de forma diferente é maravilhoso.

Respiramos profundamente e continuamos o nosso caminho: Alheira de Caça em Marmelo Glaceado, Escabeche Algarvio numa Gema Crocante e Coulis de Salsa. Quando pensamos em alheira, surge na nossa mente algo consistente. Nada disso: tão leve e deliciosa. Apetece não parar de comer. A acompanhar um vinho branco do Douro, Vinha dos Deuses 2013. Leve e um limpa sabor mais que perfeito.

Os Tentáculos de Polvo Confitado com batata Souflé, Creme de espinafres, Coulis de Pimentos e Aros de Cebola Pérola Em Tempura acompanhado do vinho branco Esporão Reserva Alentejo estava, no ponto e a combinação dos elementos foi subtil. Um prato bem equilibrado. O Magret de Pato Crocante com Creme de Batata-Doce, Cerca de Espargos e Molho à Pequim estava perfeito. O magret estava suculento e macio e o creme de batata-doce cremoso e consistente. A disposição de todos os elementos no prato e a primeira garfada ditam a aprovação. E depois um gole de vinho tinto do Douro. A estrutura encorpada de um vinho do Norte e a sua história: Quinta do Passadouro 2013.

Hemingway1

Há sobremesas assim: delicadas. Crumble de Pêra Bêbeda com Gin Tanqueray após a primeira colherada… o huummm. Oh my God, I’m in heaven! O crumble crocante, o gelado de baunilha com sementes de papoila leve, a pêra bêbada cortada em pequenos pedaços. Confesso, a sobremesa com a simbiose mais que perfeita.

Terminámos esta viagem, com infusões: Chá Fitness – Cacau, Alcaçuz, Erva Mate, Erva Doce Roibos, Limão, Dente de Leão e Alcachofa & Chá Robin Wood – Morango, Framboesa, Hibiscus, Arando, Amora e Mirtilho e uns pequenos mimos doces.

A conversa flui naturalmente…

A ementa é sugestiva e há opções que acredito que vos farão deliciosamente feliz: Ostras em 3 momentos, natural, espuma de lima e gengibre gratinada em bisque.; Studel de Legumes em Noutabela Acompanhado de Rúcula; & a Caravela Portuguesa: bolo de chocolate, leite de amêndoas, espuma de café crocante de leite e gelado de canela, entre outras.

Há uma variedade imensa de cocktails e infusões para experienciar.

É importante referenciar o Chef Bruno Soares Póvoas. Este leva-nos numa viagem dos sentidos. A experiência vale cada emoção: a surpresa na visão, a alegria no olfacto, a aprovação do paladar. Cada degustação é uma agradável surpresa. Assim como, o Wine Chef Pedro Vaz Moura que combina a degustação com harmonização vínica transformando esta na união das partes que se transformam num todo.

Tudo o resto são complementos importantes e que por si só fazem a diferença: música ambiente diversificada e harmoniosa, temperatura ambiente agradabilíssima. O atendimento preciso, elegante e harmonioso em cada uma das mesas. Até houve um cantar de parabéns. A apresentação dos pratos é em louça branca, logo os elementos brilham e destacam-se. Os copos com design clean e elegantes. Um banco junto à mesa para colocar a mala. O wc é cheio de mimos: o gel de mãos, o atoalhado, o creme de mãos, entre outros. Detalhes que diferenciam e elevam o espaço.

Disfrutar assim do tempo, do momento é profundo. Quando saímos, uma música de Louie Amostrong soa na minha mente: What a Wonderfull World. Há mundos e momentos assim: perfeitos por si só, simplesmente porque sim! Grata Hemimgway Cascais

 Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *