Algarve, Comer Fora, Faro, Restaurantes
Leave a comment

Tertúlia Algarvia

Há três anos, um grupo de amigos conseguiu concretizar a um sonho comum: criar um espaço para a promoção da cultura algarvia. Assim nasceu o espaço Tertúlia Algarvia, um edifício recuperado no centro histórico de Faro, onde aliaram a cultura gastronómica com a história e as tradições da região. São variados os espaços de convívio, com vista magnifica para o Largo Afonso III, e para os jardins da Sé de Faro, onde podemos descansar a vista e relaxar no sossego e calma de tempos antigos, agora calcorreados por turistas curiosos.

O edifício, com a assinatura do Arquiteto Tierri Farias, é composto por dois pisos, fachada assimétrica, duplo beirado e dois telhados de quatro águas. Com o intuito de manter o passado bem presente, recorreu-se a materiais e técnicas tradicionais. Isso está patente na cortiça, na tijoleira de Sta. Catarina, em apontamentos que recriam elementos construtivos da Vila-Adentro ou no mobiliário compartimentado a fazer lembrar as antigas mercearias.

Da combinação do novo com o tradicional nasceram também alguns objetos decorativos idealizados por designers e concebidos por artesãos da região.

Tudo isto foi pensado para conferir um ambiente descontraído e acolhedor a esta casa, de modo a que fique com vontade de voltar muitas vezes com a sua família ou amigos, quer seja para desfrutar da comida regional e mediterrânica, quer seja para partilhar histórias e estórias do Algarve. Aliado a tudo isto, conta com uma equipa de profissionais atentos e atenciosos, que se harmonizam com todo o espaço.

De acordo com os objetivos propostos, são variados os momentos onde, para além das refeições com pratos regionais e mediterrânicos de excelente qualidade, podemos também ter acesso a aulas de cozinha, vinhos e artesanato, eventos temáticos, encontros profissionais e atividades para crianças.

A divulgação da dieta mediterrânica, bem como a história, a cultura e as tradições algarvias, através de organizações e iniciativas de empreendedorismo estão patentes em todos os aspetos e pormenores.

No site da Tertúlia Algarvia temos acesso ao menu (e respetivos preços), bem como os produtos utilizados na sua confecção. Iniciamos com uma ementa de várias entradas e petiscos, onde, para além dos queijos e enchidos, temos também a moxama de atum, a bruschetta de polvo, os Filetes de Cavala com temperos mediterrâneos, bem como os nossos sabores variados da Ria Formosa com os diferentes molúsculos que nela habitam.

De seguida, temos uma diversificada, mas não muito extensa ementa onde podemos optar entre pratos de carne, peixe, vegetariano e menu infantil, e confecionados na hora por chefes de cozinha atentos a todos os pormenores. O lombo de bacalhau aromatizado com poejo e puré de batata-doce, os filetes de cavala com molho de tomate e manjericão, o peito de frango recheado com figos e queijo regado com molho de mel e laranja ou o lombinho de porco com amêijoas e xarém são opções apetitosas. Também podemos optar por uma das sete cataplanas propostas e pensadas para todos os gostos, desde a cataplana vegetariana, passando por cataplana de cavalas com xarém e bivalves, até opções de cataplana de bochechas de porco com cogumelos ou de frango com berbigão e camarão.

Para com(provar) os sabores, tivemos para entrada as habituais cenouras à algarvia e algumas azeitonas para irmos entretendo e acordando as papilas gustativas. Após questionarmos sobre o que nos aconselhavam e com tantas opções agradáveis ao paladar, decidimos escolher como prato principal, uma barriga de atum grelhada com xarém de coentros – prato tipicamente algarvio – (acompanhado com uma salada montanheira – reinventada e adaptada para este prato) e uns tentáculos de polvo com grelos salteados e batata a murro.

Como não podia deixar de ser, para terminar, uma lista de sobremesas deliciosas, e com uma conjugação de sabores equilibrada, onde voltam a brilhar os produtos regionais, tais como a alfarroba, o mel, a amêndoa, o figo, etc. Optei pelo bolo de mel, molho de baunilha e amêndoa com gelado de limão. Uma iguaria onde o gelado leve e com sabor a limão contrasta de forma excecional com o saboroso e denso bolo de mel, deixando-nos um sabor de “voltarei para experimentar os restantes pratos”.
É de salientar que este restaurante algarvio tem menus de prato do dia, de segunda a sexta-feira, em que podemos degustar de prato semelhantes a estes, com igual qualidade e sabor.

Uma dica: leiam o menu até ao fim e poderão informar-se sobre o ABC dos pratos propostos, bem como a política de qualidade e preço do restaurante.

Site
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *