Chef da Semana, Chefs
Leave a comment

O Chef da semana é | Fernanda Vaz

O restaurante vegetariano Espaço da Rosa é a “casa” da Chef Fernanda Vaz, onde nos recebe para uma agradável conversa, acompanhadas de um chá. Fala de si, da atitude perante a vida e a alimentação, dos projetos passados e do futuro.

Dedicada à filosofia oriental desde muito jovem, a Chef Fernanda Vaz afirma que a alimentação macrobiótica e a sua filosofia mudou a sua vida para sempre. Com 21 anos abriu o Chacra, o seu primeiro restaurante vegetariano e macrobiótico. De seguida abraçou um projeto de produção e confeção de produtos prontos a comer de alimentação macrobiótica e vegetariana para clientes empresariais como a ANA, Celeiro, ITAU, Próvida, Universidades, etc.

Sempre com vontade de aprender e de evoluir, frequentou inúmeros cursos, formações, workshops, retiros espirituais, mas foi a formação de Filosofia Macrobiótica típica japonesa (intensiva, teórica e prática) dada pela equipa do professor Tomio Kikuchi discípulo de George Ohsawa que foi estruturante para ser a pessoa e a Chef de cozinha que é hoje.

Passou pelo Hotel Lapa Palace, Resort Hotel Penha Longa e Hotel Holiday Inn onde se requintou.

Geriu até 2008 a “Quinta dos Lobos” em Sintra, uma experiência única dadas as características ímpares do espaço, onde realizava diversos eventos, workshops, cursos de cozinha entre muitas outras atividades.

Enquanto cozinheira profissional especializada, há mais de 30 anos, em Alimentação Natural, Vegetariana, Vegan e Macrobiótica faculta consultoria, formação a profissionais da restauração e a particulares com cursos e workshops. Ajuda também a elaborar menus para pessoas com necessidades especiais de alimentação.

A Chef Fernanda Vaz classifica a sua cozinha como diversificada, saborosa e colorida, colocando-a atualmente em prática no Espaço da Rosa, em Alvalade, restaurante com buffet macrobiótico e vegetariano. Confessa que gosta de simplificar receitas, de ler livros e revistas de cozinha, de trabalhar com algas, peixes e temperos. A sua paixão assumida e eterna: a cozinha japonesa.

Para o futuro, a Chef Fernanda Vaz tem em mente vários projetos, mas um muito especial que gostava de concretizar: a “Quinta Encantada”, dedicada a crianças, para ensinar aos mais novos o que a “outra” escola não ensina: respirar, meditar, equilibrar, cultivar, cozinhar… E assim é, idealista e sonhadora!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *