Eventos, Outros Sabores
Leave a comment

Pasta e Basta – Um Mambo Italiano

Fomos ao teatro fazer e comer pasta! Pasta e Basta – Um Mambo Italiano é uma peça de teatro culinário interculturalinguístico de comer e chorar por mais! Adorámos!

“Adorar, do latim ad oris, significa levar à boca. Comer é como beijar.” Pasta e Basta é isto mesmo, é beijar o mundo todo, é comer histórias, com ingredientes do Norte ao Sul, do Oriente ao Ocidente. Adorar o mundo em toda a sua expressão, olhando-o com outros olhos (ou com outra barriga?!), através de uma espécie de agente secreto que é a pasta.

Esta é a proposta de Pasta e Basta – Um Mambo Italiano, um espetáculo de Giacomo Scalisi, em cocriação com Miguel Fragata e Afonso Cruz, produção da COSANOSTRA Cooperativa Cultural, coprodução com o Festival TODOS – Caminhada de Culturas e em colaboração com a Conserveira de Lisboa.

Este espetáculo nasce do desejo de Giacomo Scalisi levar para o teatro a mesa e a comida, estimulando, através da cozinha, reflexões sobre a identidade cultural e o (des)encontro de pessoas e gerações. A peça, com duração de 3h30, inclui a confeção de 3 pratos de pasta: Tortelli, Cappelletti e Spaghetti Pasta e Basta, com sabores de Itália, Cabo Verde, Índia e Portugal. O público põe literalmente as mãos na massa e saboreia as suas criações.

A história de Pasta e Basta é comer histórias. Enquanto estamos com as mãos na massa, fala-se da interculturalidade das cidades em quem vivemos, das vidas quotidianas, dos alimentos que comemos, dos rituais em volta da comida, dos encontros à volta da mesa e da satisfação de comer e apreciar o que fizemos com a energia das nossas mãos.

Pasta e Basta é uma metáfora sobre a sociedade, “um bom momento em que compartilhamos uma parte das nossas vidas com os outros, que muitas vezes não conhecemos. Juntos fazemos massa, ouvimos uma história que fala da vida, e comemos as culturas do mundo que entram dentro de nós, para não sair nunca mais… É uma viagem afetiva, transgeracional e de conhecimento”.

pastabasta1

Pasta e Basta – Um Mambo Italiano é um espetáculo obrigatório para quem que gosta de histórias com sabor a vida e a mundo. Está em cena no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, hoje, 20 de Setembro, às 19h, e nos dias 24 e 25 de Setembro (sábado e domingo, às 11h30) estreia a versão Pasta e Basta – Famílias, destinada aos mais novos. Durante o mês de Outubro, a peça segue para Aveiro (Teatro Aveirense) e para Ovar (Centro de Arte), e promete andar por aí a espalhar sabores!

Nós adorámos meter as mãos na massa e asseguramos que este é um espetáculo muito saboroso! Para o corpo e para a alma!

Facebook
Site

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *