Comer Fora, Grande Lisboa, Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

Espaço Espelho d’Água

O Espaço Espelho d’Água é muito mais do que um restaurante. Em frente ao rio Tejo, em Belém, bem perto do Padrão dos Descobrimentos, é um espaço multifuncional, com uma esplanada que convida a uma visita demorada e relaxada!

Construído em 1940, durante a Exposição do Mundo Português, o Espaço Espelho d’Água tem uma área de 1.200 m2 e assume-se como espaço de encontros entre a gastronomia, a cultura e a arte. Se há 5 séculos, foi daqui que os portugueses partiram para descobrir o mundo, agora o Espaço Espelho d’Água pretende ser uma plataforma de conexões que liga as culturas contemporâneas das regiões por onde os portugueses andaram.

Este Espaço, que liga o mundo aos portugueses e os portugueses ao mundo, acolhe atividades de divulgação cultural, eventos, concertos, exposições, projetos no âmbito da economia criativa e interculturalidade, com residências artísticas. A arte e a inovação estão sempre presentes. O edifício, modernista, encontra-se rodeado por um espelho de água que nos dá a sensação de ser a continuidade do rio Tejo. Logo na entrada, passamos pela obra de arte feita em calçada portuguesa, pelo artista angolano Yonamine. No interior do restaurante encontramos um mural do artista americano Sol Lewitt, que foi descoberto aquando das obras de reabilitação do espaço.

espacoespelhoagua2

No amplo e luminoso espaço do bar o que mais impressiona é o jardim vertical com 113m2, com cerca de 60 espécies de plantas, criado por Michael Hellgreen (Vertical Garden Design), onde a cozinha se encaixa na perfeição. E é desta cozinha, dentro de um jardim, que saem deliciosas iguarias, numa fusão de sabores asiáticos, brasileiros, africanos e portugueses, da responsabilidade da consultoria da Chef brasileira Ana Soares.

Num almoço prolongado na esplanada com o Tejo e o sol como companhia, pudemos deliciar-nos com medalhões de lagosta com salada de laranjas, tomate, erva-doce, sementes de abóbora e hortelã da Beira como Entrada. Seguiu-se Da Cozinha, Atum braseado em crosta de sésamo, salteado de legumes ao molho oriental Teriyaki e Garoupa com crosta de farofa de castanhas e azeitonas, puré de espargos, tomate confitado e molho de pimento. Da Cozinha do Açúcar, para terminar o Duo de Arroz Doce, caramelo com flor de sal e tradicional e Bolo de rolo ao cacau com doce de leite, creme inglês de cardamomo.

Acompanhámos o almoço com um vinho branco Quinta de Lagoalva. A carta de bebidas apresenta muitas opções, desde vinho, cocktails, sumos naturais e muito mais, bem como a carta de bar, com refeições ligeiras e petiscos. O serviço: simpático, atento e sempre com excelentes sugestões!

O Espaço Espelho d’Água é uma referência para todas as ocasiões, seja para almoçar, jantar, beber um copo ou petiscar. Ou para ver um concerto ou uma exposição! Neste Espaço, tudo é possível!

Facebook
Site

espacoespelhoagua3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *