Peixe, Receitas
Leave a comment

Salada morna de Atum fresco braseado

Adoro acordar com o sol de Primavera no rosto e como hoje tirei folga, vou ter o dia inteirinho só para mim! Isso significa que vou poder ir ao mercado ver o que há de coisinhas boas para o meu almoço.
Enquanto vislumbrava as cores vivas dos legumes e frutas, lembrei-me da receita que tinha escrito num guardanapo. Tirei-a do meio da carteira: Salada morna de Atum fresco braseado, adoro! Perfeita para um dia solarengo como este! E não é que estava no sítio certo para levar os ingredientes mais frescos e mais ricos?

Comecei pela primeira banca onde comprei: cenoura, pimento verde, pimento vermelho e cebola roxa. Andei mais um pouco, e na segunda banca podiam-se cheirar, ainda à distância, as mangas maduras. Era mesmo isto que eu procurava! Mangas e maduras! Apesar de só precisar de 1 para a receita, acabei por trazer mais para ter lá em casa para quando me apetecer. Pedi à senhora da banca que me colocasse no saco também 3 limas, de tamanho médio.

Antes de sair do mercado, passo pelas bancas do peixe. Quanto peixinho fresco! Mas vou directa ao que preciso: 130gr de atum fresco.

Os restantes ingredientes comprarei na mercearia mesmo ao lado da minha casa, satisfaz sempre as minhas necessidades, já para não falar na D. Isilda que é um amor.
Já tenho (quase) tudo o que preciso para começar a fazer o meu jantar.
Fui à D. Isilda buscar sementes de sésamo, sementes de papoila e mostarda. A rúcula, o azeite, o sal e o Tabasco Green são coisas que nunca me faltam em casa, principalmente o Tabasco Green. Adoro o toque inesperado que dá à comida e desde pequena que me lembro do meu pai ter sempre uma embalagem em cima da mesa, e penso que foi daí que surgiu este meu gosto!

Antes de entrar em contacto com a minha Chef interior – que está excitadíssima com esta receita – preparo todos os utensílios que vou precisar. Assim evito andar a abrir e a fechar armários e gavetas durante a confecção.
O primeiro passo a tomar é cortar o atum em forma de rectângulos, colocá-lo a marinar em sal, sumo de lima e o Tabasco Green. Enquanto o atum marina e organizo o resto, brindo-me com um copo dos meus vinhos preferidos e abro as cortinas da cozinha. Uma das coisas que mais bem disposta me deixa, é a luz natural. Aliás, quem não gosta!

Preparo a tábua de corte, e corto 1 cenoura em tiras, meio pimento (o verde e o vermelho) também em tiras e 1 cebola roxa em rodelas finas. Guardo os vegetais à parte, para poder cortar e triturar a manga. Costumo guardar aqueles frasquinhos de doce ou compota, que servirá para fazer o vinagrete, juntando a manga, o sal, o azeite, o sumo das limas, a mostarda e por último mas não menos importante, umas gotinhas de Tabasco Green. Agora é só agitar até ficar tudo homogéneo.

Feito tudo isto, dando tempo ao atum de marinar e absorver bem todos os sabores envolventes, coloco uma frigideira ao lume, anti aderente. Quando estiver bem quente coro o atum de modo a que ele fique dourado em todos os lados sem que coza no interior. Retiro do lume, passo pelas sementes de sésamo e finalmente corto em fatias.

Salada Morna de Atum

Aos vegetais que deixei à parte já devidamente cortados, adiciono um punhado de rúcula e tempero então com o vinagrete.

E eis que chegamos à minha parte preferida: Empratar! Dá-me imenso gosto pegar na minha criatividade e dispor os preparos no prato, seja com inspiração em algo particular ou em algumas fotos que tenha visto. No fundo preparei um prato não tão tradicional mas que emerge da junção de ingredientes tão fáceis de adquirir!

Aproveitei também para comprar umas lindas flores para decorar a minha mesa, porque acredito que não é só quando temos convidados que nos devemos mimar. Assim, ligo a música e aprecio a vista da minha janela, o sol e o resultado super saboroso da Salada morna de Atum fresco braseado!

SaladaMornaAtum3

………

Fotografia&Styling: Cristina Vaz
Texto: Rafaela Avidago
Receita: Filipa Antunes

Já conhece o STELLER? Então espreite aqui esta história…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *