Faz Bem, Saúdavel
Leave a comment

Os mistérios da Alcachofra

Segundo a lenda, a primeira alcachofra foi uma bonita rapariga de nome Cynara, pela qual Zeus se apaixonou e transformou em deusa, para poderem ficar juntos. Como Cynara tinha saudades da sua antiga vida, escapou-se para uma visita rápida ao mundo dos mortais. Zeus descontente com esta atitude e por vingança bane-a para a terra sob a forma de planta, a alcachofra.

O misticismo das lendas baseia-se na incerteza da sua veracidade, no entanto temos por certeza que o nome botânico da planta é Cynara scolymus e que as suas origens remontam à Grécia Antiga.

A alcachofra é uma excelente fonte de fibra, benéfica para aumentar a saciedade e diminuir a ingestão alimentar, ajudar no normal funcionamento do trânsito intestinal e controlar os níveis de glicose no sangue. Quanto a vitaminas é uma boa fonte de vitamina K, vitamina C e ácido fólico, também presentes em quantidades consideráveis.

A alcachofra é um vegetal rico em antioxidantes, dos quais se destaca a cinarina. A cinarina é um composto fenólico que estimula o fígado a produzir bile, necessária para a adequada digestão e absorção da gordura, bem como para a absorção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) no intestino delgado. Tem funções de protecção e regeneração das células hepáticas; contribui para a descida dos valores de colesterol LDL e triglicerídeos, elevando os valores de colesterol HDL; e é benéfica para o funcionamento dos rins, ajudando-os na eliminação de compostos tóxicos ao organismo.

Boa fonte de potássio, mineral importante no relaxamento muscular; de magnésio com diversas funções no organismo, como o ser fundamental na transmissão de impulsos nervosos; de fósforo, importante na formação de ossos e dentes; de manganésio, cobre e ferro.

Por tudo que foi referido podemos concluir que a alcachofra ajuda todo o processo digestivo, melhorando sintomas de enfartamento, má digestão e flatulência. Tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, desintoxicantes e depurativas, contribuindo para a diminuição da retenção de líquidos.

Em breve deixaremos uma receita, para se aventurar na descoberta deste legume com aspecto tão peculiar.

Sabia que…
A fama da alcachofra deve-se a Catarina de Médici, casada com o Rei Henrique II da França, que foi amante deste legume e responsável pela sua introdução na corte francesa, no século XVI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *